Ralph Lauren lança estilista de IA em parceria com a Microsoft

Grife lança app de IA que sugere looks completos e personalizados, em uma tentativa de unir conveniência tecnológica e identidade de marca

Crédito: Ralph Lauren

Elizabeth Segran 3 minutos de leitura

No início dos anos 2000, as marcas de moda perceberam que poderiam simplesmente colocar seu estoque em um site e pedir que os clientes navegassem até encontrar o que procuravam.

Duas décadas depois, a estrutura fundamental do e-commerce mudou pouco. Comprar roupas online continua sendo uma experiência cansativa de rolagem infinita por páginas e mais páginas de produtos. Mas essa realidade está prestes a mudar.

A inteligência artificial promete transformar radicalmente a forma como fazemos compras virtuais. Consumidores já recorrem a chatbots para comparar produtos ou a plataformas criadas especificamente para ajudar a escolher roupas. Agora, chegou a vez de as próprias grifes usarem a tecnologia para tornar a experiência em seus sites mais fluida e prazerosa.

A Ralph Lauren está lançando o Ask Ralph, um estilista virtual dentro do aplicativo móvel da marca. A grife de 58 anos se uniu à Microsoft para criar um agente de IA que simula a experiência de conversar com um consultor de estilo humano.

A dinâmica é simples: o cliente descreve o que procura. Pode ser algo específico – “quero um cardigã preto para o outono” – ou mais aberto – “vou moderar um painel em uma grande conferência e não sei o que vestir”.

Em vez de navegar por intermináveis páginas de produtos, o aplicativo faz a seleção. Ele entrega sugestões de looks completos, dentro da coleção atual da grife, que podem ser comprados imediatamente. Conforme o usuário refina seus desejos – por exemplo, “cardigãs cropped de cashmere” , a IA ajusta as recomendações.

"Estamos tentando recriar a experiência de trabalhar com um vendedor nosso bem treinado", afirma David Lauren, diretor de marca e inovação da empresa e filho do fundador. "Pegamos nossas melhores práticas e as incorporamos à IA."

O ANTEPASSADO DO APP DA RALPH LAUREN

A Ralph Lauren já vinha ensaiando a ideia de um estilista digital há bastante tempo. Nos anos 2000, o site da marca chegou a ter uma versão inicial do Ask Ralph, que oferecia dicas de como montar visuais e até um serviço de vídeo para conversar com vendedores em showrooms. "O que não tínhamos na época era inteligência artificial", explica David.

aplicativo Ask Ralph, da Ralph Lauren

Para treinar o modelo atual, a Microsoft usou dados dos arquivos e coleções da marca, identificando sua estética característica. Equipes criativas, de designers a consultores de loja, participaram do processo para garantir que os looks sugeridos refletissem o DNA da Ralph Lauren.

Funcionários também compartilharam insights sobre como atendem clientes e depois testaram versões beta do aplicativo, oferecendo feedback.

A versão final usa IA conversacional e processamento de linguagem natural para compreender comandos abertos. Também leva em conta o histórico de compras do usuário, permitindo que as sugestões combinem com peças já existentes em seu guarda-roupa.

O sistema interpreta contextos: pode entender se o cliente precisa de uma camisa para combinar com um blazer ou se está apenas explorando novas ideias. Além disso, só exibe itens realmente disponíveis para compra e vai se adaptando ao longo do tempo.

EXPERIÊNCIA DE MARCA COMO DIFERENCIAL

O objetivo do app da Ralph Lauren é tornar a compra menos trabalhosa. Mas, para David, a iniciativa também é uma forma de destacar a identidade única da marca.

"Nossos clientes vêm até nós porque gostam do nosso ponto de vista. Podemos ajudá-los a criar o visual que desejam de maneira mais direta", argumenta.

aplicativo Ask Ralph, da Ralph Lauren
Crédito: Ralph Lauren

O app pode ainda atrair novos consumidores. Embora facilite o processo de compra, também funciona como ferramenta gratuita para quem busca inspiração.

Um cliente que já tenha um blazer azul, por exemplo, pode usar o Ask Ralph para encontrar diferentes formas de combiná-lo, com sugestões baseadas nos arquivos e guias de estilo da grife.

"As pessoas ainda leem revistas e blogs de moda para buscar dicas", observa David. "Penso no Ask Ralph como um livro de estilo digital. Ele ajuda você a decidir como se vestir logo pela manhã."


SOBRE A AUTORA

Elizabeth Segran, Ph.D., é colunista na Fast Company. Ela mora em Cambridge, Massachusetts. saiba mais