5 dicas para transformar sua procrastinação em uma característica positiva

Descubra como pequenas mudanças de atitude podem transformar a procrastinação em uma aliada no dia a dia

Mulher triste olhando para relógio
Em casos de tarefas desagradáveis, como serviços domésticos, é recomendado terceirizar sempre que possível. Créditos:Freepik.

Guynever Maropo 1 minutos de leitura

A procrastinação costuma ser vista como um hábito negativo, mas estudos indicam que adiar certas tarefas pode trazer benefícios quando usado de forma estratégica.

Segundo Arthur Brooks, cientista social e pesquisador da felicidade, em seu livro recém-lançado The Happiness Files: Insights on Work and Life, a postergação pode ser prejudicial ao bem-estar quando envolve responsabilidades rotineiras.

No entanto, se aplicada em tarefas criativas, pode estimular resultados mais produtivos.

Leia mais: 5 apps que combatem a procrastinação e ajudam a manter o foco.

Como transformar a procrastinação em aliada?

Para responder a essa questão, Brooks lembra que os antigos egípcios já enxergavam a procrastinação de duas formas: como preguiça ou como “espera pelo momento certo”.

A partir dessa visão, ele apresenta cinco práticas que ajudam a transformar o adiamento em um recurso útil. Confira abaixo:

1. Avaliar a situação: procrastinar de forma ocasional e intencional pode ser positivo, mas a procrastinação crônica gera sensação de falta de controle.

2. Desenvolver atenção plena: reduzir distrações e focar no presente ajudam a manter o equilíbrio ao adiar tarefas.

3. Criar estratégias: deixar ideias “descansarem” por um ou dois dias pode gerar mais clareza e criatividade.

4. Usar o tempo de forma produtiva: em vez de desperdiçar horas nas redes sociais, utilizar pausas para caminhadas ou momentos de reflexão.

5. Deixar tarefas inacabadas de propósito: parar no ponto em que a motivação ainda está alta facilita a retomada no dia seguinte.

Leia mais: Truque de 5 minutos para focar e fazer mais no trabalho.

Você pode se interessar também:

Em casos de tarefas desagradáveis, como serviços domésticos, é recomendado terceirizar sempre que possível. Para ele, a forma como alguém lida com a procrastinação pode ser um caminho para alcançar mais bem-estar e até mais felicidades.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais