iOS 26 chega com novos toques e design transparente para iPhone; veja como usar
A atualização traz novos toques, mudanças visuais e recursos inéditos de segurança; confira como usar

A Apple disponibilizou na última segunda-feira (15) a atualização do iOS 26 para todos os iPhones compatíveis. O sistema chega com mudanças visuais inspiradas no conceito Liquid Glass, que adiciona efeitos de profundidade e transparência a menus e widgets. Entre as novidades, estão novos toques para o smartphone, incluindo variações inéditas do clássico Reflection.
A atualização adiciona sete novos ringtones, sendo seis variações do toque Reflection e um inédito chamado Little Bird. O toque Reflection permanece como padrão, mas agora pode ser substituído por versões mais calmas, animadas, pop, sonhadoras ou refletidas.
O ringtone Little Bird, que surgiu em versões beta, mistura batidas leves com assobios. Ele se soma às opções disponíveis como toque principal ou som de alarme.
A última vez que a Apple havia renovado seus toques foi em 2023, com o iOS 17, quando foram incluídos 24 novos sons. Antes disso, apenas em 2017, junto com o iPhone X.
Leia mais: iPhone Air, o smartphone que emagreceu, mas não inovou.
Como mudar o toque do iPhone?
Para acessar os novos ringtones, basta abrir o app Ajustes, selecionar “Sons e Tato” e depois “Toque”. Em seguida, rolar até Reflection e expandir a lista para visualizar e ouvir as novas opções antes da escolha.
Novidades no Apple CarPlay
O sistema também atualizou o CarPlay. O recurso Live Activities exibe informações em tempo real, como placares esportivos, voos e entregas. O Apple Maps ganhou a função Visited Places, que registra locais visitados e sugere rotas favoritas.
O Apple Music recebeu o AutoMix, que cria transições automáticas entre músicas. Chamadas agora aparecem em banner, sem interromper a navegação ou reprodução de áudio.
Leia mais: Este é o motivo pelo qual o Apple iOS 26 pode fazer você querer fazer ligações novamente.
Recursos de segurança e privacidade
A Proteção para Dispositivo Roubado passa a vir ativada por padrão. Quando ativa, ela desabilita a redefinição do Face ID, dificultando o uso indevido do aparelho em casos de roubo.
O sistema também permite ocultar aplicativos da tela inicial, sem exibir notificações, mantendo-os em uma pasta protegida.
Funções de acessibilidade e tradução
Entre os novos recursos estão filtros de cor, texto em negrito e reconhecimento de sons externos. O sistema também ganhou tradução em tempo real para chamadas e mensagens, incluindo FaceTime com suporte aos AirPods.
A função Call Screening transcreve informações de chamadas desconhecidas antes de o usuário decidir atender.
O Apple Wallet agora organiza informações de pedidos e entregas, além de expandir recursos de cartões de embarque digitais nos EUA. Já o app Senhas ganhou histórico, suporte a autenticação de dois fatores em serviços externos e criação automática de senhas fortes.
O design do Liquid Glass também está presente em ícones, central de controle e relógio da tela inicial, reforçando a identidade fluida do novo sistema.
Você pode se interessar também:
Compatibilidade
O iOS 26 está disponível para iPhone 11 e modelos posteriores. Além dos novos toques, a atualização traz melhorias em acessibilidade, interface, segurança e integração com serviços Apple.