São Paulo recebe circuito do Orgulho Trans com marcha, feira e conferência

Programação ocupa espaços icônicos da cidade, deve reunir mais de 24 mil pessoas e reforça o protagonismo trans em cultura, tecnologia e inovação

Marcha do Orgulho Trans de São Paulo
Créditos: Adeloyá Ojú Bará/ Marcha do Orgulho Trans de SP/ Divulgação

Redação Fast Company Brasil 1 minutos de leitura

São Paulo é palco esta semana do Orgulho Trans 2025, um dos maiores movimentos globais de visibilidade e direitos da população trans. A abertura aconteceu na terça-feira (dia 16), na Galeria Metrópole, com a instalação imersiva "Mutō – Templo de Regeneração Trans Planetária", de Aldex M. Gawler.

Nesta sexta-feira (dia), o circuito traz dois destaques: a 4ª Feira do Orgulho Trans, que se consolida como o maior encontro de empregabilidade e empreendedorismo trans do país, e a 5ª Conferência Internacional do Orgulho Trans [SSEX BBOX], que reúne futuristas, artistas e intelectuais em diálogos sobre inovação, cultura e futuros tecnológicos a partir de uma perspectiva trans. Entre os nomes confirmados estão Ada Parris (Reino Unido), Audax M. Gawler (Austrália) e Cecília Tham (Hong Kong).

A feira, também na Galeria Metrópole, reúne dezenas de expositores de moda, gastronomia, arte e tecnologia e apresenta R.I.E., inteligência artificial não binária desenvolvida pelo Instituto [SSEX BBOX].

O encerramento acontece no próximo sábado (dia 27), com a 8ª Marcha do Orgulho Trans, no Largo do Arouche.

Instalação "Mutõ" (Crédito; Reprodução/ Instagram)

O evento, que deve reunir cerca de 20 mil pessoas, contará com a presença de Erika Hilton, Pepita, Neon Cunha, Nick Cruz e outros nomes, em ato cultural e político que coincide com o World Dream Day 2025.

Segundo Pri Bertucci, fundadore e curadore do evento, “pensar espaços de futuro precisa incluir narrativas trans. A celebração é necessária, mas só se completa quando conecta orgulho, oportunidades e visões coletivas do amanhã”.

Realizado pelo Instituto [SSEX BBOX], com patrocínio do Ministério da Cultura e da Petrobras via Lei Rouanet, o circuito prevê público de mais de 24 mil pessoas em diferentes pontos da capital.

Agenda

  • 20/9 – Feira do Orgulho Trans, Galeria Metrópole

  • 20/9 – Conferência Internacional do Orgulho Trans, Biblioteca Mário de Andrade e Museu da Diversidade

  • 27/9 – Marcha do Orgulho Trans, Largo do Arouche

orgulhotrans.com | @orgulhotrans


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Conteúdo produzido pela Redação da Fast Company Brasil. saiba mais