O truque simples para conseguir boas respostas do ChatGPT

Aprender a dar comandos claros e objetivos pode transformar a forma de usar a inteligência artificial no dia a dia.

Especialista de prompt
Como transformar sua produtividade ao usar IA com instruções bem definidas. Crédito: Imagem gerada com auxílio de Inteligência Artificial via Gemini

Gabriel Nassif 2 minutos de leitura

A chave para obter respostas precisas e úteis de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) como o ChatGPT está na clareza da comunicação. Especialistas em engenharia de prompt comparam o processo a orientar uma criança inteligente - sendo essa a melhor maneira de obter boas respostas da IA.

A principal recomendação é formular perguntas de forma organizada e específica. Segundo os especialistas, quanto mais estruturado e detalhado o comando for, maior a chance de a IA entregar resultados relevantes.

Segundo eles, apesar de serem muito inteligentes, os modelos dependem de instruções bem definidas para executar a tarefa.

Leia também: Engenharia de prompts: entenda o que é a profissão que a Inteligência Artificial criou e ela mesma substituiu

Estrutura e objetividade

Um erro frequente de usuários é enviar comandos confusos ou extensos, aumentando o risco de respostas imprecisas. Para evitar possíveis falhas, a orientação é estruturar a solicitação em etapas curtas e lógicas.

Em vez de usar um parágrafo longo, o ideal é listar os pontos que devem ser abordados, por exemplo, resumir os principais tópicos de um assunto, identificar riscos ou organizar uma lista de tarefas. Esse formato pode reduzir ambiguidades e melhorar a precisão.

Esse vídeo pode te interessar:

Exemplos como referência

Outra estratégia eficaz é fornecer exemplos de tom e estilo. Ao solicitar a criação de um anúncio para redes sociais, por exemplo, o usuário pode indicar que deseja um tom empolgante e incluir uma referência concreta.

Fazer isso ajuda a IA a alinhar a produção às expectativas e evita desvios de estilo ou enfoque.

Combinação de técnicas

Para obter melhores resultados, combinar instruções claras e exemplos práticos pode ajudar.

Um exemplo é solicitar ao modelo que ele realize uma tarefa ajustada para refletir o estilo de uma figura conhecida, como Steve Jobs. Isso pode garantir maior precisão no conteúdo e adequação no tom.

Valor no mercado de trabalho

Dominar a arte de orientar a IA deixou de ser apenas uma habilidade técnica e passou a ser diferencial competitivo. A prática otimiza processos, abre novas oportunidades e fortalece a produtividade no ambiente de trabalho.

Profissionais que sabem extrair o máximo potencial dos modelos de IA com prompts específicos ganham destaque no mercado.

Leia também: 3 dicas para criar prompts mais eficientes e extrair resultados perfeitos do ChatGPT


SOBRE O AUTOR

Jornalista, com experiência em produção de matérias e conteúdos multiplataforma. Atuou em veículos independentes e comunitários, além ... saiba mais