Bill Gates prevê semana de trabalho de 3 dias com avanço da IA; entenda
O bilionário debate sobre novas formas de medir a produtividade no mercado de trabalho

A automação de tarefas repetitivas impulsionada pela Inteligência Artificial (IA) pode transformar a forma como o mundo trabalha. Para o fundador da Microsoft, Bill Gates, uma semana com apenas três dias de trabalho pode deixar de ser utopia e se tornar realidade.
O fundador da Microsoft destacou no podcast "What Now?" que, à medida que a IA assume tarefas repetitivas, os profissionais poderão reduzir a carga semanal sem perder produtividade.
Para ele, o avanço tecnológico pode abrir espaço para uma redistribuição do tempo livre, mudando a relação das pessoas com o trabalho.
Leia também: Bill Gates prevê jornada de trabalho de 2 dias graças à Inteligência Artificial; entenda
E no Brasil?
A ideia de jornadas mais curtas começou a ser testada globalmente, em 2024, e projetos de semana de quatro dias já mostram resultados positivos em produtividade, bem-estar dos funcionários e retenção de talentos.
No Brasil, mais de 20 empresas foram convidadas a experimentar a semana de quatro dias, entretanto, ainda assim há desafios. A maior parte da força de trabalho não está em posições que possibilitam o trabalho remoto ou flexível.
Nesse cenário, muitas empresas encontram dificuldade para alinhar clientes, comunicação e cultura organizacional com regimes menos tradicionais.
Esse vídeo pode te interessar também:
Como viabilizar jornadas mais curtas?
Especialistas apontam algumas medidas importantes para que a diminuição da jornada de trabalho realmente funcione:
- Reduzir o número de reuniões;
- Tornar as reuniões mais curtas e com menos participantes;
- Utilizar o trabalho assíncrono para tarefas que não exigem colaboração em tempo real;
- Fortalecer processos de comunicação clara;
- Planejar bem a agenda de trabalho;
- Reservar blocos de tempo para foco profundo (hiperfoco),
- Automatizar processos rotineiros usando tecnologia.
Um futuro em construção
A ideia da redução na jornada não é trabalhar menos, mas sim redefinir o conceito de produtividade, movendo o foco de horas trabalhadas para entregas com qualidade, sem sacrificar o bem-estar pessoal ou profissional.
No entanto, essa transição exige preparo como culturais empresariais mais flexíveis, investimento em tecnologia e adaptação dos modelos de trabalho para que funcionários e empresas saiam ganhando.
À medida que a IA se torne mais presente e eficiente, Bill Gates sugere que uma semana de trabalho de três dias pode deixar de ser apenas um conceito e se tornar uma prática viável para muitas profissões.
Leia também: Cansado o tempo todo? Este pode ser o motivo surpreendente, segundo estudo