Caixa de entrada lotada? Nova função do Gmail pode resolver isso; veja como
Recurso promete simplificar o controle de newsletters e listas, deixando a caixa de entrada mais limpa

O Gmail lançou uma nova página chamada "Gerenciar inscrições", que reúne newsletters, listas de e-mails e cadastros em um único espaço. O recurso permite ao usuário cancelar assinaturas com apenas um clique, oferecendo mais controle sobre a caixa de entrada.
A disponibilidade do novo recurso está sendo feita de forma gradual, portanto, talvez o recurso ainda não esteja disponível para você. Segundo o Google, a ferramenta está sendo liberada aos poucos nas versões web, Android e iOS.
Leia mais: Google e Reddit fecham novo acordo bilionário; veja o que já se sabe
Como acessar a página?
O acesso à nova página pode ser feito pelo menu lateral do Gmail. A página mostra quais remetentes enviam mensagens com maior frequência, o volume de e-mails recebidos nas últimas semanas e exemplos de conteúdo.
O objetivo é facilitar a decisão do usuário sobre o que manter e o que descartar.
Botão de cancelamento
O botão de cancelamento de inscrição, já disponível na caixa de entrada, também aparece nessa nova visualização. Ao clicar, o Gmail envia automaticamente uma solicitação para remover o usuário da lista de e-mails, agilizando o processo.
Esse vídeo pode te interessar também:
Outras opções de bloqueio
Além do cancelamento, a plataforma mantém outras ferramentas que ajudam a lidar com mensagens indesejadas.
Um exemplo é a possibilidade de denunciar e-mails como spam. Isso ensina o sistema a identificar conteúdos semelhantes, ou bloquear remetentes, garantindo que futuras mensagens sejam direcionadas diretamente para a pasta de spam.
Mais organização para a caixa de entrada
Com a novidade, o Gmail busca reduzir a quantidade de mensagens não solicitadas que chegam à caixa de entrada e tornar a experiência do e-mail mais organizada. A iniciativa reforça a estratégia da empresa de oferecer soluções para melhorar a gestão da comunicação digital. Veja mais detalhes no blog do Google.
Leia também: Google libera Modo IA em português: veja o que muda para os usuários