Por que a Geração Z aposta alto em ações e criptos?
Entenda o que leva a Gen Z, imersa no chamado "niilismo financeiro", a ter uma perspectiva econômica menos otimista e uma visão diferente sobre investimentos do que as gerações mais velhas

Não é segredo que a Geração Z tem uma perspectiva econômica menos otimista do que as gerações mais velhas. Portanto, não é de se admirar que muitos deles estejam se envolvendo no chamado "niilismo financeiro", aplicando uma perspectiva sombria à sua mentalidade financeira, resultando em uma nova e diferente abordagem sobre investimentos.
GEN Z, UMA GERAÇÃO DESILUDIDA
Os Zoomers cresceram com smartphones, internet e mídias sociais em tempos difíceis, como a crise econômica de 2008 e a Grande Recessão, e o subsequente movimento de protesto Occupy Wall Street.
Como tal, a Gen Z está desiludida com as formas tradicionais de fazer as coisas, o que se estende à maneira como investe e administra suas próprias finanças.
O QUE É "NIILISMO FINANCEIRO"?
Cunhado em 2021 por Demetri Kofinas, apresentador do podcast Hidden Forces, o "niilismo financeiro" descreve como a Geração Z e até mesmo alguns millennials mais jovens estão profundamente desiludidos com o sistema financeiro tradicional, acreditando que ele é injusto e imprevisível.
Eles acham inútil poupar para a aposentadoria ou investir no mercado de ações, em títulos ou de outras formas convencionais.
Parece ser uma resposta à estagnação dos salários, ao aumento do custo de vida, à enorme dívida estudantil e à dificuldade de adquirir uma casa própria, entre outros desafios modernos.
Leia mais: O céu é o limite: as turbinas voadoras que geram energia sem parar: Por que a Geração Z aposta alto em ações e criptos?Basicamente, são pessoas que acreditam que o sonho americano é uma farsa e estão preocupadas com a possibilidade de terem de morar com os pais para sempre, sem nunca terem uma casa própria.
ENTRE CRIPTOS, AÇÕES, MEMES E ETFS
Em vez de jogar nos mercados de ações ou títulos da maneira tradicional, a Geração Z está gravitando em direção a estratégias mais recompensadoras, porém mais arriscadas. Por exemplo, ao investir em criptomoedas, incluindo Bitcoin e moedas "memes", bem como ações memes e até perder dinheiro em jogos de azar, como as plataformas de apostas esportivas, informou a CNBC.
Leia mais: Investimento: vale a pena comprar dólar agora?: Por que a Geração Z aposta alto em ações e criptos?De acordo com a CNBC, a Geração Z é mais propensa do que seus pares mais velhos a dizer que está curiosa ou planeja investir em criptomoedas nos próximos cinco anos, de acordo com uma pesquisa recente do U.S. Bank.
PERDA DE FÉ NO VALOR REAL DO DINHEIRO
Em resumo, o que estamos vendo é uma perda de fé no valor real do dinheiro e na função do mercado.
Leia mais: 5 maneiras simples de consultar o número do Pis/Pasep pelo CPF: Por que a Geração Z aposta alto em ações e criptos?Talvez Andrew Edgecliffe-Johnson, um dos editores do Financial Times, tenha resumido melhor quando disse: “É difícil culpar as pessoas por quererem enriquecer rapidamente se elas perderam a fé em sua capacidade de enriquecer lentamente”.