Como usar a digitação por voz no Android e iPhone; veja passo a passo

Recurso de acessibilidade transforma fala em texto e pode facilitar a comunicação

digitação por voz celular
Digitação por voz ou mensagem de voz: qual recurso é mais prático. Crédito: Freepik

Gabriel Nassif 2 minutos de leitura

A digitação por voz já é um recurso disponível para a maioria dos modelos de celular. A função transforma frases faladas em texto, facilitando a digitação dentro de aplicativos de mensagem como WhatsApp.

O recurso, presente em celulares Android e iOS, facilita a comunicação e a ativação é simples e depende das configurações do teclado de cada sistema. Confira a seguir, o passo a passo para ativar a digitação por voz.

Leia também: Por que tecnologias inclusivas não garantem acessibilidade a deficientes visuais

Como ativar no Android?

No Android, basta abrir uma conversa no WhatsApp, acessar as configurações do teclado, geralmente indicada por um ícone de engrenagem, e ativar a função de digitação por voz.

Depois disso, um microfone é exibido no teclado, permitindo ao usuário ditar a mensagem de forma pausada, incluindo pontuações para garantir a transcrição correta.

Como ativar no iPhone?

No iPhone, o recurso está disponível dentro dos Ajustes do iOS. Basta acessar a seção Geral, depois Teclado e ativar a função Ditado.

Após a configuração, o microfone aparece no teclado e pode ser utilizado para converter fala em texto. O funcionamento é semelhante ao Android: basta falar claramente para que o sistema registre a mensagem escrita.

Esse vídeo pode te interessar

Possíveis falhas e soluções

É importante ressaltar que a digitação por voz pode apresentar falhas em alguns aparelhos. Os principais motivos estão ligados à ausência de permissões de microfone para o WhatsApp ou para o teclado utilizado, como o Gboard.

Além disso, também é necessário verificar a compatibilidade do idioma, a atualização do sistema operacional e a versão mais recente do aplicativo.

Diferença entre digitação e áudio

A digitação por voz não deve ser confundida com a mensagem de voz. Enquanto a primeira é um recurso que converte automaticamente a fala em texto, a segunda grava o áudio para ser ouvido pelo destinatário. A escolha entre os dois formatos depende da praticidade e necessidade em cada situação.

Recurso flexível e acessível

Disponível apenas nos aplicativos móveis, a função pode ser ativada e desativada a qualquer momento nas configurações. Ao oferecer uma alternativa ao teclado tradicional, a digitação por voz amplia as possibilidades de comunicação e contribui para a acessibilidade.

Leia também: Aprenda a desbloquear a IA em dispositivos móveis para produzir mais


SOBRE O AUTOR

Jornalista, com experiência em produção de matérias e conteúdos multiplataforma. Atuou em veículos independentes e comunitários, além ... saiba mais