De roupas a comida: veja como brasileiros usam IA para facilitar compras

Relatório mostra como diferentes gerações estão adotando a IA para transformar a experiência de consumo no Brasil

Mulher comprando online e segurando notebook
Mesmo com o avanço digital, 24% dos consumidores ainda preferem comprar em lojas físicas, principalmente para ver e tocar produtos antes da aquisição. Créditos:Freepik.

Guynever Maropo 2 minutos de leitura

Fazer compras online se tornou mais simples com a Inteligência Artificial (IA). A tecnologia eliminou a necessidade de comparar preços manualmente, já que plataformas automatizadas assumem essa função.

Segundo o Relatório do Varejo 2025 da Adyen, 52% dos brasileiros utilizaram ChatGPT ou outros assistentes de IA para auxiliar em aquisições no último ano. Entre eles, 18% recorreram à tecnologia pela primeira vez.

Como a IA é usada nas compras?

Entre os consumidores que já utilizam IA, 74% afirmaram que a tecnologia ajuda na escolha de produtos como roupas, refeições e itens do dia a dia. Além disso, 72% desejam descobrir novas marcas e 70% pretendem realizar futuras aquisições por meio da tecnologia.

O levantamento mostra ainda que 77% dos usuários percebem que varejistas já utilizam IA para recomendar produtos. Outros 70% notaram ferramentas de busca integradas à tecnologia em marcas que consomem.

Para aproveitar a IA nas compras, o consumidor pode seguir um processo simples, primeiro, acessar plataformas ou assistentes virtuais integrados ao e-commerce, depois, inserir palavras-chave ou descrever exatamente o que deseja comprar.

Em seguida, analisar as recomendações personalizadas que a tecnologia gera com base em preço, qualidade e preferências anteriores. Após isso, comparar as opções sugeridas e selecionar a mais adequada, por fim, concluir a compra com segurança, utilizando ferramentas que otimizam pagamento e reduzem riscos de fraude.

Leia mais: 5 motivos para comprar um celular com Inteligência Artificial.

Boomers e geração X impulsionam crescimento

Embora a Geração Z (60%) e a dos Millennials (62%) liderem o uso, o crescimento mais expressivo ocorreu entre Baby Boomers, com alta de 135%, e Geração X, com 66%. Apesar disso, apenas 26% dos idosos e 46% da geração de meia-idade afirmam utilizar IA em suas jornadas de compra.

Leia mais: Milionários das gerações X e Y ou os baby boomers: quem é mais mão aberta?

Varejistas aceleram investimentos

Do lado dos varejistas, 48% afirmam que investirão em IA para expandir vendas e marketing em 2025. Outros 42% pretendem usar a tecnologia para inovação de produtos.

Segundo Renato Migliacci, vice-presidente de vendas da Adyen Brasil, a IA deixou de ser aposta futura para se tornar necessidade imediata. A empresa lançou o Adyen Uplift, ferramenta que otimiza pagamentos, reduz fraudes e melhora taxas de conversão.

Leia mais: Millennials vivem ‘riqueza fantasma’ mesmo com muito dinheiro em conta.

Você pode se interessar também:

Mesmo com o avanço digital, 24% dos consumidores ainda preferem comprar em lojas físicas, principalmente para ver e tocar produtos antes da aquisição. Já 39% optam pelo e-commerce, enquanto 55% afirmam utilizar redes sociais para realizar compras.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais