6 ajustes simples que podem turbinar sua produtividade no home office
Especialistas revelam estratégias para trabalhar em casa sem perder o foco

Trabalhar em casa pode parecer vantajoso, mas o home office também traz desafios como distrações domésticas, solidão e dificuldade de separar a vida pessoal da profissional.
Em reportagem da escritora Lisa Evans para a Fast Company, especialistas compartilharam práticas que tornam o trabalho remoto mais eficiente e sustentável.
Leia também: 12 itens essenciais que valem o investimento para o seu home office
1. Separe seu espaço de trabalho
A consultora de negócios, Virginia Ginsburg, destaca que ter um local dedicado ao trabalho cria limites mentais.
Ela recomenda guardar todo o material profissional fora do alcance visual ao sair do “escritório” e, quando possível, usar dispositivos distintos para vida pessoal e profissional, reforçam a separação entre as esferas pessoal e profissional.
2. Incentive conversas informais
O isolamento pode minar o senso de pertencimento. Pensando nisso, a CEO do site FlexJobs, Sara Sutton Fell, implementou um mural virtual onde os colaboradores compartilham assuntos pessoais, fotos, hobbies e desejos.
Para ela, celebrar aniversários, postar fotos e trocar ideias ajudam a manter vínculos mesmo à distância.
3. Reacenda o estímulo criativo
Para evitar se sentir desligado do setor devido ao home office, o gerente de produtos da Helsing, Tim Trampedach sugere combinar encontros externos com participação em fóruns, cursos e eventos.
Assim como Sutton Fell, Trampedach acredita que pensar alto com outras pessoas e trocar ideias ajuda a renovar a motivação e abrir novas perspectivas.
Esse vídeo pode te interessar:
4. Mantenha rotina estruturada
A coach executiva, Kelly Hadous, recomenda registrar em planilha os horários de início e fim do “expediente”, e o tempo gasto em cada tarefa durante o trabalho. Para a executiva, essa prática traz visibilidade e disciplina a rotina. Além disso, a prática ajuda a reduzir distrações e manter o foco nas prioridades.
5. Crie um ritual de início
Estabelecer um “trajeto artificial” ajuda a marcar o começo da jornada de trabalho. Steve Capoccia, por exemplo, reserva alguns minutos para revisar prioridades, ler e-mails leves ou criar uma lista de tarefas para sinalizar ao cérebro que o trabalho começou.
6. Use técnicas de tempo
Outro método que pode ser eficaz é a técnica de time blocking, que divide o dia em blocos de tarefas. O objetivo desse método é evitar a dispersão da atenção. Reservar períodos do dia para ler e-mails e realizar tarefas longas pode aumentar a produtividade.
Leia mais: Presencial/remoto já era: trabalho híbrido agora quer dizer humanos + IA
Produtividade em alta
O home office oferece flexibilidade, mas exige organização. Separar espaço físico, manter interações sociais e estruturar rotinas são medidas que aumentam a produtividade. Com disciplina e pausas conscientes, o trabalho remoto pode unir conforto e eficiência.
Com informações de Lisa Evans, em reportagem para a Fast Company.