O futuro da farmácia? Amazon testa máquinas de venda de remédios
Em fase de testes nos Estados Unidos, os novos quiosques da Amazon oferecem medicamentos e produtos de saúde, em uma aposta que une conveniência e tecnologia

A Amazon está lançando nos Estados Unidos quiosques que permitem que os pacientes recebam suas receitas médicas enquanto ainda estão no consultório médico.
A partir de dezembro de 2025, a gigante da tecnologia intensificará seus esforços para se tornar uma presença maior no mercado farmacêutico, lançando vending machines e quiosques farmacêuticos para consultórios, abastecidos com medicamentos.
Os quiosques serão lançados inicialmente em algumas unidades da One Medical (que a Amazon adquiriu em 2023 por US$ 3,9 bilhões), incluindo o centro e o oeste de Los Angeles, Beverly Hills, Long Beach e West Hollywood.
Que tal conhecer a nossa NEWSLETTER semanal? Inscreva-se aqui
A Amazon afirma que as vending machines e quiosques ajudarão a combater a desertificação de farmácias nos EUA e auxiliarão pacientes que não conseguem obter suas receitas médicas para condições crônicas de saúde.
DOBRANDO A DOSE
Esta é a mais recente investida da Amazon no setor farmacêutico, que, além da One Medical, também adquiriu a startup médica PillPack por US$ 750 milhões em 2019.
A Amazon não divulga o número oficial de receitas que atende anualmente, nem suas finanças farmacêuticas e de saúde, nem a receita específica da Amazon Pharmacy. Em uma teleconferência de resultados em julho, o CEO Andy Jassy afirmou que a Amazon Pharmacy cresceu 50% em relação ao ano anterior, "em uma base de tamanho já significativa".
A expansão dos quiosques e vending machines farmacêuticos da Amazon ocorre em um momento em que outras farmácias tradicionais enfrentam seus próprios problemas e estão reduzindo seu tamanho.
Leia mais: 8 ideias para ter uma renda extra e reforçar o orçamento: O futuro da farmácia? Amazon testa máquinas de venda de remédiosA Walgreens Boots Alliance — proprietária da Walgreens Pharmacy — anunciou fechamentos em massa no ano passado e fechou o capital em agosto deste ano, enquanto a Rite Aid fechou todas as suas unidades após entrar com pedido de falência. Enquanto isso, a CVS — líder do setor com 33% de participação de mercado — planeja fechar 270 lojas em 2025.
Boas notícias para quem deseja obter suas receitas médicas pela One Medical: os pacientes não precisam ser membros nem pagar taxa se não estiverem inscritos no Amazon Prime.
Quanto às opções de receitas médicas, os quiosques e vending machines serão abastecidos com medicamentos com base nos padrões de prescrição dos consumidores que residem naquele local específico.