Como Bill Gates acredita que a Inteligência Artificial pode reduzir a desigualdade global

Filantropo destacou, em nova entrevista, como a Inteligência Artificial pode acelerar o progresso humano

Bill Gates em fundo azul
. Para ele, a Inteligência Artificial, quando usada com equidade e propósito, pode ser uma das ferramentas mais poderosas para construir um mundo mais justo. Crédito: imagem gerada com auxílio de IA Chat GPT.

Guynever Maropo 2 minutos de leitura

Reconhecido mundialmente como um dos maiores filantropos da atualidade, Bill Gates é mais do que o cofundador da Microsoft. Nas últimas décadas, ele se tornou símbolo do uso da tecnologia e da inovação a serviço da humanidade.

À frente da Fundação Gates, o empresário tem direcionado recursos e conhecimento para enfrentar desafios globais, como a pobreza, a saúde pública e a educação.

Durante uma entrevista ao Rotary International, Bill Gates falou sobre os avanços e desafios da Fundação Gates, que completou 25 anos de atuação. O bilionário destacou a missão de erradicar a pólio, considerada seu propósito de vida, e também abordou o papel da Inteligência Artificial (IA) no desenvolvimento global.

Leia mais: Como a Inteligência Artificial pode salvar vidas, segundo Bill Gates.

Gates afirmou que a IA pode ajudar a enfrentar alguns dos maiores desafios do mundo, especialmente em países em desenvolvimento. A tecnologia, segundo ele, está revolucionando o trabalho de profissionais da linha de frente, como agentes de saúde, professores e agricultores, tornando o atendimento e a produção mais eficazes.

No setor da saúde, a IA tem potencial para reduzir a sobrecarga dos sistemas, apoiando diagnósticos e tratamentos em tempo real, mesmo em locais remotos. Na agricultura, auxilia pequenos produtores a otimizar suas colheitas; na educação, ajuda professores a personalizar o ensino e melhorar o desempenho dos alunos.

"Nas salas de aula, as ferramentas baseadas em IA estão ajudando os professores a personalizar as aulas para os alunos e melhorar os resultados de aprendizagem. Se o mundo continuar priorizando a equidade e o acesso, a inteligência artificial poderá ser um poderoso multiplicador de forças para o desenvolvimento, expandindo as oportunidades, reduzindo a desigualdade e melhorando milhões de vidas", acrescenta Gates.

Papel da Rotary

Durante a entrevista, Gates ressaltou que o compromisso do Rotary com a erradicação da pólio continua sendo fundamental. A parceria entre a Fundação Gates e o Rotary International já destinou bilhões de dólares à causa, com resultados expressivos na redução de casos em todo o mundo. Ele reafirmou que a erradicação da doença é essencial para garantir um futuro mais saudável para as próximas gerações.

Leia mais: Bill Gates doará valor impressionante até 2045; veja quanto

Você pode se interessar também:

Leia também: Bill Gates prevê semana de trabalho de 3 dias com avanço da IA; entenda

Ao concluir, Bill Gates destacou que acredita na força da inovação e da colaboração global para transformar a vida de milhões de pessoas. Para ele, a Inteligência Artificial, quando usada com equidade e propósito, pode ser uma das ferramentas mais poderosas para construir um mundo mais justo e sustentável.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais