Sabe aquela atriz criada por IA? Não é que ela existe mesmo? (mais ou menos)

Nos EUA, a Mint Mobile lança serviço de internet 5G em casa com uma “atriz” que existe de verdade — e também em versão IA

comercial da operadora Mint Mobile com atriz criada por IA
Créditos: Mint Mobile/ Divulgação/ Xicoia/ Instagram/ A Chosen Soul/ Unsplash

Hunter Schwarz 2 minutos de leitura

Para anunciar sua entrada no mercado de internet residencial 5G nos EUA, a Mint Mobile decidiu brincar com a fronteira entre o real e o artificial: encontrou a versão de carne e osso de uma nova atriz criada por inteligência artificial – ao menos no nome.

Tilly Norwood é o nome de uma suposta “atriz de IA” lançada pelo estúdio de talentos digitais Xicoia. Coincidentemente, é também o nome da mulher que estrela, ao lado de Ryan Reynolds, o novo comercial da Mint Mobile para seu serviço de internet doméstica, batizado de “Minternet”.

“É difícil acreditar que a Mint está lançando internet 5G residencial. Também é difícil acreditar que exista uma versão real de uma atriz criada por IA”, disse um representante da Maximum Effort, produtora de Reynolds, à Fast Company.

“Mas, graças às incríveis (e um tanto perturbadoras) habilidades de investigação da nossa equipe, nós a encontramos. Perto de Dallas, Texas, um dia antes das filmagens. Felizmente ela respondeu às nossas mensagens diretas aleatórias e ficou contente em garantir ao mundo que tanto ela quanto a internet são reais.”

A versão digital de Tilly Norwood já havia provocado reações negativas e até ganhou uma página na Wikipédia. O sindicato dos atores dos EU (SAG-AFTRA) recusou-se a afirmar que a personagem de IA era uma atriz de fato, explicando em comunicado que se tratava de “um personagem gerado por um programa de computador treinado com o trabalho de inúmeros artistas profissionais, sem autorização ou compensação”.

Tilly Norwood, homônima da atriz criada por inteligência artificial
Tilly Norwood (a verdadeira) Crédito: Reprodução/ YouTube

A Tilly Norwood real, cujo nome completo é Natalie “Tilly” Norwood, é cliente da Mint Mobile.

No comercial, Reynolds – que foi coproprietário da Mint Mobile e ainda participa da criação de campanhas por meio da sua produtora Maximum Effort – pergunta se Norwood é real e “não uma combinação gerada por IA de vários atores”.
“Sou uma combinação dos meus pais”, responde ela.

A Mint Mobile foi adquirida pela T-Mobile em 2023, em um negócio avaliado em até US$ 1,35 bilhão. Com o novo serviço de internet 5G residencial, a empresa amplia seu alcance além do segmento móvel.

Em um cenário publicitário no qual campanhas geradas por IA estão se tornando cada vez mais comuns, apostar em pessoas reais parece ser uma estratégia inteligente.

Uma pesquisa da YouGov, realizada em 2024 com entrevistados de 17 países, revelou que 51% se sentem desconfortáveis com marcas que criam embaixadores virtuais (34% se dizem confortáveis; 15% estão indecisos).

Em outras palavras, usar uma Tilly Norwood falsa em um anúncio poderia afastar metade do público. Já a verdadeira, de carne e osso, parece agradar a todos.


SOBRE O AUTOR