5 vantagens de ambientes pet friendly para empresas e colaboradores
Entenda como o convívio com animais no trabalho melhora o bem-estar e estimula o engajamento das equipes

Em meio à rotina intensa de trabalho, a presença de um animal de estimação pode contribuir para reduzir a tensão e tornar o ambiente mais leve. Por isso, cresce o número de empresas que adotam o modelo pet friendly, permitindo que os colaboradores trabalhem acompanhados de seus bichos de estimação não apenas no home office, mas no próprio escritório.
De acordo com o Human Animal Bond Research Institute (HABRI), a presença de animais melhora significativamente o bem-estar humano, inclusive em ambientes corporativos.
Na prática, o contato diário com pets reduz o estresse, estimula a socialização e fortalece o vínculo emocional, criando espaços de trabalho mais saudáveis e colaborativos.
Além dos efeitos imediatos na saúde e no humor, o convívio com os animais gera impactos positivos no desempenho, na satisfação profissional e na retenção de talentos.
Leia mais: 5 dispositivos inteligentes que vão facilitar sua vida com seu pet.
Confira 5 benefícios de um local de trabalho pet friendly:
1. Reduz o estresse
A interação com animais reduz a pressão arterial e ajuda a controlar os níveis de cortisol, hormônio ligado ao estresse.
2. Aumenta a produtividade
Ambientes com pets tendem a ser mais leves e inspiradores, o que favorece a concentração e o rendimento das equipes.
3. Melhora na satisfação e engajamento
Colaboradores que se sentem acolhidos emocionalmente demonstram maior motivação e comprometimento com os resultados.
Leia mais: IA pode ajudar humanos a “falar” com seus pets, diz novo estudo.
4. Reduz as faltas ao trabalho
O convívio com animais contribui para o equilíbrio mental, podendo ser responsável por reduzir faltas e afastamentos por estresse ou esgotamento.
5. Incentiva a ações de adoção e voluntariado animal
Programas corporativos que envolvem causas animais estimulam o senso de propósito e pertencimento entre os colaboradores, o que pode inclusive incentivar ações de adoção e voluntariado dos próprios funcionários na causa animal.
Leia mais: Pílula da longevidade? Entenda como medicamentos podem fazer cães viverem mais.
Você pode se interessar também:
Mais do que um benefício, a política pet friendly representa uma cultura de respeito, empatia e valorização da diversidade. Empresas que investem nesse cuidado fortalecem o engajamento, a colaboração e a inovação, tornando o ambiente de trabalho mais humano e produtivo.