IPVA 2026: veja quem tem direito ao desconto do Bom Condutor

Programa premia motoristas e garante abatimento significativo no valor do imposto; veja como verificar

Motorista em carro
Além de evitar infrações, o condutor deve manter a CNH atualizada. Créditos:Freepik.

Guynever Maropo 2 minutos de leitura

Com o fim do ano se aproximando, os motoristas devem se preparar para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), um tributo obrigatório para todos os proprietários de automóveis, motos e caminhões registrados no país.

Para valorizar a direção responsável e incentivar a segurança viária, o governo concede o Desconto do Bom Condutor, um benefício no valor do imposto para motoristas que não cometeram infrações de trânsito nos últimos 12 meses.

Esse abatimento é progressivo e visa premiar o bom comportamento no trânsito. O IPVA é calculado com base no valor de mercado do veículo e seu pagamento é essencial para manter o licenciamento anual em dia e evitar multas ou apreensões.

Leia mais: IPVA 2026: este é o estado com menor imposto do Brasil.

Quem tem direito ao desconto no IPVA?

A concessão do benefício é feita automaticamente, com base em informações cruzadas entre a Secretaria da Fazenda, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e o histórico de infrações de cada motorista. Em alguns estados, no entanto, é necessário solicitar o benefício informando CPF, Renavam e placa do veículo.

Como consultar se o estado oferece o desconto?

Nem todos os estados aderiram ao programa do Bom Condutor. Para saber se o benefício está disponível, o motorista deve acessar o site da Secretaria da Fazenda ou do Detran do seu estado. Canais oficiais informam se há desconto e como ele é aplicado.

Leia mais: Primeiro carro 100% elétrico produzido no Brasil é realidade: conheça.

Quanto é possível economizar com o desconto?

O percentual de abatimento varia conforme a legislação estadual. No Amazonas, o desconto pode chegar a 20%; no Rio Grande do Sul, até 15%. Já estados como São Paulo e Rio de Janeiro ainda não adotaram o programa.

Quais cuidados o motorista deve manter para garantir o benefício?

Além de evitar infrações, o condutor deve manter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) atualizada, o licenciamento do veículo em dia e realizar manutenções preventivas conforme o manual do fabricante. Essas medidas reforçam a segurança e contribuem para um histórico de direção exemplar.

Leia também: CNH Social: veja quem tem direito e como solicitar a habilitação gratuita

Você pode se interessar também:

Leia mais: A solução para o crédito mais barato pode estar na sua garagem.

O desconto do Bom Condutor é um incentivo que recompensa quem contribui para um trânsito mais seguro e consciente. Verificar a elegibilidade pode significar uma economia relevante no pagamento do IPVA anual.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais