Ansiedade no trabalho? Veja sinais de alerta e como lidar no dia a dia
Algumas pequenas mudanças na rotina podem ajudar a controlar a ansiedade e melhorar o desempenho no ambiente profissional

Manter o foco e a calma em meio à correria do trabalho é um dos maiores desafios na vida dos trabalhadores. A ansiedade tem afetado profissionais de diferentes áreas e idades, impactando o desempenho, o sono e até a convivência no ambiente corporativo.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil lidera o ranking mundial de pessoas ansiosas, com 9,3% da população afetada. O órgão alerta para a importância de políticas de saúde mental e incentiva empresas a promoverem ações que combatam a ansiedade e o estresse no ambiente de trabalho.
É necessário reconhecer os sinais de tensão e adotar estratégias simples pode ajudar a reduzir o estresse diário. Pausas curtas, exercícios de respiração e momentos de desconexão são essenciais para restaurar a concentração e prevenir o esgotamento mental.
Leia mais: Saúde mental em dia está entre os maiores sonhos do brasileiro.
Confira a seguir 7 maneiras de lidar com a ansiedade no trabalho:
1. Use o corpo a seu favor
Sinta os pés firmes no chão ou o peso do corpo na cadeira. Movimente os dedos, mude de posição e perceba cada movimento.
2. Relaxe os músculos
Comece pelos pés, flexionando e relaxando cada parte do corpo. Essa prática ajuda a aliviar a tensão e a promover relaxamento gradual.
3. Faça pausas conscientes
Coma ou beba algo observando o sabor e a temperatura. Caminhar por alguns minutos também ajuda a liberar a mente e reduzir o estresse.
4. Mude o ambiente
Alterar o cenário, como ir até uma janela ou outro espaço, contribui para renovar o foco e aliviar o cansaço mental.
5. Converse com colegas
Interagir com pessoas próximas ajuda a distrair a mente e diminuir o isolamento causado pela rotina intensa.
6. Exercite a atenção plena
Escolha uma cor ou categoria de objetos e tente identificar o máximo possível dentro do ambiente. Esse exercício ajuda a trazer a mente para o presente.
7. Aposte na música e nas palavras
Relembrar letras de músicas ou frases inspiradoras pode ser uma forma de relaxar e recuperar o equilíbrio emocional.
Leia mais: 5 iniciativas básicas para melhorar a saúde mental no ambiente de trabalho.
Estratégias para fortalecer a saúde mental
Além disso, segundo pesquisa da Pontifícia Universidade Católica (PUC), o professor Wagner de Lara Machado, da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, fortalecer a saúde mental pensando em resultados de longo prazo e não apenas imediatos é a maneira mais garantida de evitar picos de ansiedade no dia a dia.
Neste cenário, algumas práticas diárias podem ser a chave para o controle da ansiedade. Confira a seguir:
1. Autocuidado
Meditação, boas noites de sono e pausas para si mesmo ajudam a reduzir crises e manter o foco no presente. Exercícios respiratórios também fortalecem a conexão com o corpo.
2. Aceitação
Nem tudo está sob controle. Aceitar essa realidade diminui a frustração e facilita lidar com períodos de estresse. Estabelecer metas realistas e reconhecer avanços é essencial.
3. Autoconhecimento
Observar os gatilhos que despertam ansiedade e anotar pensamentos recorrentes auxilia na compreensão das próprias emoções e comportamentos.
Leia mais: 8 hábitos para lidar com a ansiedade no home office.
Você pode se interessar também:
4. Cultive o que há de melhor em você
Valorizar talentos, praticar a gratidão e engajar-se em atividades que promovam bem-estar, fortalecem a saúde mental e reduzem os impactos da ansiedade.