IA e personalização ditam o tom dos negócios – e o Web Summit Rio começa a se preparar

Evento prévio ao Web Summit Rio reuniu executivos da Visa, iFood, Itaú e PayPal para discutir como a IA generativa está redefinindo a experiência do cliente

palco principal do Web Summit Rio
Crédito: Ramsey Cardy/ Web Summit/ Sportsfile

Redação Fast Company Brasil 1 minutos de leitura

A personalização e a inteligência artificial generativa despontam como eixos centrais na transformação dos negócios e devem pautar os debates estratégicos no ano que vem. No Runway to Web Summit, realizado em setembro em São Paulo, executivos de empresas como Visa, iFood, Itaú e PayPal discutiram o impacto da IA na experiência do cliente em setores como finanças, tecnologia, energia e marketing.

Organizado pelo Web Summit em parceria com a weme, estúdio de produtos digitais da BRQ Digital Solutions, o encontro reuniu mais de 180 líderes empresariais e funcionou como uma prévia das discussões que devem dominar a próxima edição do Web Summit Rio, marcada para junho de 2026.

Os quatro painéis do evento – voltados para as áreas de daily banking, IA, energia e marketing – tiveram como ponto em comum a crescente importância da tecnologia generativa na construção de jornadas mais personalizadas.

Para os participantes, a capacidade de adaptar produtos, serviços e interações tende a se consolidar como diferencial competitivo transversal, independentemente do setor.

“IA e personalização serão determinantes para remodelar diferentes mercados. É uma transformação que vai além da eficiência e redesenha relações de confiança entre empresas e pessoas”, afirmou Carolina Kia, CRO da BRQ Digital Solutions.

O debate também indicou que a questão central já não é mais se as empresas devem usar IA, mas em que medida e de que forma a tecnologia será aplicada. Segundo os palestrantes, quem souber explorá-la com eficácia assumirá o protagonismo nos próximos anos.

“O Web Summit conecta pessoas e ideias que estão mudando o mundo e impulsiona ecossistemas de tecnologia formados por fundadores, startups e investidores”, disse Beatriz Mello, global partnerships director do Web Summit. “Nossos encontros Runway, realizados em cidades como São Paulo a Hong Kong, ajudam a fortalecer esses ecossistemas locais ao longo do ano.”

O Runway to Web Summit faz parte de uma série de encontros voltados a antecipar tendências e fortalecer comunidades de inovação em diferentes países. A próxima edição do Web Summit Rio 2026 está marcada para 8 a 11 de junho, no Rio de Janeiro.

Já o Web Summit 2025, em Lisboa, acontecerá de 10 a 13 de novembro, reunindo líderes globais de tecnologia, negócios e sustentabilidade na capital portuguesa.


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Conteúdo produzido pela Redação da Fast Company Brasil. saiba mais