Prêmio Jabuti 2025: veja lista de livros premiados na categoria Economia Criativa
Obras premiadas destacam como a criatividade, inovação e olhar crítico moldam a produção cultural no Brasil

O Prêmio Jabuti 2025 consagrou “Ensaio sobre o cancelamento”, de Pedro Tourinho, como o vencedor da categoria “Economia Criativa”, em cerimônia realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
O evento aconteceu na última segunda-feira (27) promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). Entre os finalistas da categoria, se destacaram obras que abordam temas desde a liderança e propósito à moda e envelhecimento.
Esse reconhecimento reflete o alcance e a diversidade da economia criativa no Brasil. Confira, a seguir, aos cinco livros vencedores do Prêmio Jabuti 2025 e o assunto abordado em cada obra.
Leia mais: Prêmio Jabuti 2025: confira lista de vencedores e obras de destaque
1. “Ensaio sobre o cancelamento”, de Pedro Tourinho
Publicada pela Editora Planeta do Brasil, a obra analisa o fenômeno da “cultura do cancelamento” nas redes sociais e suas implicações para a reputação, a liberdade de expressão e o comportamento coletivo.
O autor propõe um olhar crítico sobre a forma como o público reage a erros e opiniões divergentes, explorando como o medo de ser “cancelado” impacta carreiras, marcas e relações humanas.
2. “Caminhos abertos”, de Riq Lima
Em “Caminhos abertos: o que viajar nos ensina sobre liderança, propósito e fazer a diferença no mundo”, Riq Lima combina experiências de viagem com reflexões sobre autoconhecimento e liderança.
A obra, lançada pela “Folhas de Relva Edições”, discute como o contato com diferentes culturas pode inspirar novos modelos de gestão e promover um impacto positivo na sociedade.
Leia também: 13 livros sobre finanças que todo jovem adulto deveria ler
3. “De Marte à favela”, de Aline Midlej e Edu Lyra
Com o subtítulo “como a exploração espacial inspirou um dos maiores projetos de combate à pobreza do Brasil”, o livro publicado pela Editora Planeta do Brasil destaca o papel da inovação social na superação de desafios nacionais.
Os autores, Aline Midlej e Edu Lyra, traçam paralelos entre a busca por soluções tecnológicas e a criação de projetos sociais transformadores em comunidades carentes.
4. “Modativismo: quando a moda encontra a luta”, de Carol Barreto
Nesta obra, a estilista e professora Carol Barreto discute como a moda pode ser um instrumento de resistência e transformação social. O livro une estética e ativismo, mostrando o poder das roupas e da identidade visual como ferramentas de discurso político, inclusão e empoderamento.
Leia também: Quer ter mais sucesso e dinheiro? Este é o livro de negócios mais indicado de junho
5. “Plenitude na envelhescência: realidade possível — volume II”, organizado por Corina Costa Ramos
Essa obra reúne relatos e reflexões sobre a fase da “envelhescência”, termo que significa a transição entre a maturidade e a velhice, propondo uma nova visão sobre envelhecer com propósito e bem-estar.
A coletânea, publicada de forma independente, destaca experiências de vida e perspectivas interdisciplinares sobre longevidade e qualidade de vida.
Esse vídeo pode te interessar:
Ao premiar obras que discutem comportamento, diversidade e impacto da economia criativa como campo de inovação cultural, a edição de 2025 do Prêmio Jabuti evidencia a criatividade como motor de transformação na literatura e na sociedade brasileira.
Leia mais: Nobel de Economia 2025 destaca o poder da inovação como motor do crescimento global