Não sabe programar? IA cria aplicativos, jogos e dashboards em minutos

Ferramentas como Claude Artifacts permitem prototipar rapidamente soluções personalizadas para estudo, trabalho e lazer

usuário sorri segurando seu notebook
Créditos: Heorhii Aryshtevych/ Deagreez/ Getty Images

Jeremy Caplan 5 minutos de leitura

O Claude, modelo de linguagem da Anthropic, tem funcionado quase como um gênio da lâmpada. Com o recurso Artifacts, qualquer ideia pode virar um aplicativo interativo, uma visualização ou um gráfico.

Criei um gerador de flashcards e um app de respiração. Sem escrever uma linha de código, apenas com uma conversa rápida com a IA. Sem complexidade. Imagino algo e Claude torna tudo real em instantes. Depois, ajusto via chat para aprimorar.

A seguir, um guia para aproveitar ao máximo os Artifacts, com exemplos e ideias que você mesmo pode criar.

COMO TRANSFORMAR IDEIAS EM APPS (SEM SABER PROGRAMAR)

1. Crie uma conta gratuita no Claude.ai ou faça login

2. Acesse a aba "Artifacts"

3. Escolha um modelo pronto na galeria de inspiração para personalizar

4. Se preferir começar do zero, clique em “New Artifact” no canto superior direito. Selecione uma categoria (Jogos, Questionários, etc.) e converse com Claude para projetar o conteúdo

5. Personalize o Artifact colando ou enviando conteúdos específicos, ou definindo paleta de cores e estilo. Explique como quer que funcione ou peça ajuda à IA para direcionar as perguntas

 6. Teste o Artifact. Clique em “Publish” para gerar um link compartilhável e um código de incorporação

7. Volte ao Artifact quando quiser para atualizar ou alterar

8. Repita quantas vezes desejar. Usuários gratuitos podem ter limite de uso

APPS QUE VOCÊ PODE CRIAR AGORA MESMO

Aprenda qualquer assunto

Crie um recurso para ajudá-lo a aprender o que quiser. Use fatos específicos, diagramas, documentos ou outros materiais para alimentar o assistente, ou peça ao Claude para sugerir informações relevantes.

O criador de flashcards que criei me permite colar um texto, fazer upload de um PDF ou simplesmente descrever um tópico de interesse. Ele gera 10 perguntas para mim automaticamente.

Meu exemplo:  Instant Flashcard Maker

Visualize seus dados

Além de resumir documentos ou transformar arquivos, você pode usar a IA para entender dados. Peça ao Claude para analisar ou visualizar informações em formatos específicos ou com o seu estilo de design preferido. Você pode fazer upload de imagens de referência ou do seu guia de estilo, ou apenas especificar o estilo ou o tom.

Meu exemplo: Visualize CSV Data

Crie quizzes personalizados

É fácil criar sua própria versão de quizzes, do tipo “Qual casa de Harry Potter é a sua?”. Escolha um assunto e forneça algumas perguntas, ou peça ao Claude para propor perguntas e você pode atuar como editor. Elas podem ser apenas divertidas ou podem ajudar alunos ou colegas a descobrir o quanto sabem sobre um determinado assunto.

Meu exemplo: What’s Your AI Personality?

Torne seu conteúdo interativo

Inclua um link para um Artifact em seu próximo texto ou apresentação para adicionar um elemento interativo. Convide os leitores ou espectadores a experimentarem por si mesmos.

  • Ideias: um resumo visual da história, um quiz, um infográfico, um painel de controle ou uma calculadora de custos personalizada.
  • Como começar: faça upload ou cole o conteúdo que você criou (ou uma transcrição, se for áudio ou vídeo) e converse com o Claude sobre complementos interativos que podem ser úteis para o seu público.

Exemplos:

WT Conference Toolkit Guide

Note-Taking Devices — Interactive Summary Table

Teste seus conhecimentos

Testar a si mesmo ajuda a identificar lacunas de conhecimento. Você pode colocar material sobre o tema que deseja aprender ou pedir ao Claude para criar um Artifact de quiz sobre o assunto. Informe o seu nível de conhecimento e os tipos de perguntas que você considera mais úteis, bem como o tamanho preferido do quiz.

Meu exemplo: Liquidation preference quiz

Crie um recurso que ajude a tomar decisões

Descubra qual das várias opções funciona melhor para você. Esse tipo de interação apresenta uma série de perguntas sobre preferências para determinar um resultado com base em suas respostas. Ele orienta as decisões com base nos critérios e informações de referência que você fornecer.

Para personalizar minhas ferramentas de correspondência, uso meus próprios textos, análises e pesquisas como base para o Artifact. Baseei os exemplos a seguir em minha própria pesquisa sobre modos de aprendizagem com IA e ferramentas de anotações.

Exemplos:

Find your preferred AI learning mode

Find Your Perfect Note-Taking Tool

Crie um jogo

É fácil criar quebra-cabeças, jogos simples no estilo arcade ou jogos de palavras. Descreva o jogo que você tem em mente ou peça ao Claude para lhe dar algumas ideias para trabalhar. Crie sua própria versão de algo que você adorava brincar quando criança, ou um quebra-cabeças para se distrair e dar uma pausa no trabalho.

Exemplo: 

Word Morph

OUTRAS IDEIAS

  • Assistentes para tarefas específicas: gerar QR code, limpar anotações, traduzir frases, avaliar títulos
  • Banners e artes para posts
  • Protótipos rápidos para apresentar ideias
  • Modelos de documentos, como gerador de PRD
  • Gráficos interativos para criatividade e métricas, dashboards de campanhas ou previsões comerciais

LIMITAÇÕES

Às vezes, o Claude omite um detalhe ou um botão não funciona. Outras vezes, o que você imaginou não fica exatamente como o esperado. Muitas vezes, você precisa instruir o modelo a fazer correções, o que ele faz bem.

Os Artifacts não contam com bancos de dados integrados para armazenar informações. Portanto, se você criar um app para monitorar hábitos ou um calendário de conteúdo, o que digitar em uma sessão não será armazenado para uso posterior.

Você pode pedir para o Claude adicionar um recurso de exportação, mas, se precisar que a ferramenta armazene dados aos quais você possa retornar, é melhor usar uma de codificação de IA mais sofisticada (para a chamada "codificação intuitiva") como Windsurf, Bolt ou Lovable.

Embora poderosos, os Artifacts não são agentes que podem acessar a internet e interagir com várias fontes de dados para atualizar um aplicativo.

OPÇÕES SIMILARES QUE VALE A PENA EXPERIMENTAR

Gemini Canvas: o Gemini do Google também se destaca na criação de ótimos recursos interativos e ferramentas. Criei este pequeno gerador de texto alternativo para o Wonder Tools com um breve comando que levou menos de um minuto. Pedi para ele lidar com várias imagens e oferecer duas opções de texto alternativo para cada uma. O Canvas é gratuito para todos os usuários; uma assinatura Pro dá acesso a um modelo mais robusto.

Perplexity Labs: permite gerar relatórios detalhados com infográficos, criar painéis visuais com dados comerciais ou econômicos ou criar outros gráficos interativos. Aqui está um exemplo de um planejador de roteiro para um museu da família e um painel financeiro de uma cafeteria.


SOBRE O AUTOR

Jeremy Caplan é diretor da Newmark Graduate School of Journalism da CUNY e criador da newsletter Wonder Tools. saiba mais