“Modo Zen”: entenda como ferramenta pode melhorar sua concentração
O recurso presente em smartphones e tablets pode ajudar a recuperar o foco e reduzir o estresse

Em meio ao excesso de notificações e estímulos visuais das redes sociais, reservar momentos para se desconectar é essencial. Nesse sentido, o Modo Zen, presente na maioria dos smartphones e tablets, pode ser uma ferramenta eficaz.
O recurso foi desenvolvido para reduzir o tempo de tela e auxiliar na concentração. A ferramenta bloqueia temporariamente as distrações digitais, ideal para quem precisa manter o foco em atividades como estudar, trabalhar ou até descansar.
Leia mais: As redes sociais como conhecíamos acabaram. Até a Meta admite
Como funciona o Modo Zen?
O Modo Zen restringe o acesso a aplicativos e funções do dispositivo por um período determinado pelo usuário.
Durante esse tempo, o aparelho mantém ativo apenas recursos básicos, como chamadas e mensagens importantes, desativando redes sociais, alertas e outros estímulos visuais e sonoros.
A funcionalidade pode ser configurada para durar de alguns minutos a várias horas, conforme a necessidade do usuário.
Benefícios para foco e bem-estar
Limitar o uso do celular durante atividades específicas auxilia no foco, concentração e reduz o estresse. Quando utilizada para objetivos de bem-estar, a ferramenta também pode melhorar a qualidade do sono e ajuda a estabelecer limites digitais.
Ao criar pausas regulares no uso das telas, o Modo Zen contribui para uma rotina mais equilibrada e produtiva.
Como ativar o recurso?
Para ativar o recurso, usuários de aparelhos Android e dispositivos Apple conseguem acessar o Modo Zen pelas configurações rápidas do celular, puxando para baixo a central de controle.
O usuário também consegue configurar o recurso através das configurações do dispositivo (menu de ajustes). No entanto, a ferramente é geralmente encontrada como “Modo Foco”.
Outra opção, são os aplicativos externos, baixados pela loja de aplicativos do celular, que oferecem recursos semelhantes e gratuitos.
Leia mais: Melhorar o ambiente das redes sociais também é responsabilidade das marcas
Esse vídeo pode te interessar:
Controle e personalização
O Modo Zen também permite que o usuário defina quais aplicativos serão bloqueados, o tempo de duração da ferramenta e até horários automáticos para ativação do recurso.
Essa flexibilidade torna o recurso adaptável a diferentes rotinas, como trabalho, estudos ou descanso. Ao reduzir estímulos digitais, o Modo Zen ajuda o usuário a se desconectar gradualmente e a cultivar uma relação mais saudável com a tecnologia.
Leia mais: Confira as principais mudanças nas redes sociais para ficar de olho em 2025