Startup de “desextinção” Colossal Bioscience compra empresa de clonagem de pets
Aquisição amplia ainda mais o poder genético da empresa

A Colossal Biosciences anunciou esta semana a compra da ViaGen Pets and Equine, empresa especializada em clonagem de animais. É a primeira aquisição da Colossal desde sua fundação, em 2021.
Com sede no Texas, a Colossal ficou conhecida por seus ambiciosos e polêmicos projetos de “desextinção” – iniciativas de recriar espécies já extintas. No início deste ano, chegou a afirmar ter “trazido de volta à vida” lobos terríveis, mas a alegação foi contestada por especialistas, já que os animais foram gerados a partir de modificações no DNA de lobos cinzentos atuais.
A empresa também tem provocado discussões sobre a ética de tentar reviver espécies – e até mesmo sobre se o que ela faz pode realmente ser chamado de “desextinção”.
Mesmo com as controvérsias, a Colossal tem atraído o interesse de grandes investidores. Recentemente, arrecadou US$ 120 milhões para tentar trazer o dodô de volta à vida. Agora, com a compra da ViaGen, amplia ainda mais seu poder genético.
“Nenhuma outra companhia chega perto do que a ViaGen conquistou. Sua experiência e tecnologia se tornaram referência no mundo todo. O uso dessas ferramentas na conservação de espécies ameaçadas faz dela uma parceira essencial na nossa missão de ‘desextinção’ e preservação”, disse Ben Lamm, fundador e CEO da Colossal, à Fast Company.
Os valores da negociação não foram divulgados.
ACESSO A TECNOLOGIAS INOVADORAS
A ViaGen, também com sede no Texas e fundada em 2002, continuará operando sob a mesma liderança e pretende expandir seus projetos voltados à clonagem de espécies ameaçadas.
Um dos grandes diferenciais da empresa é o acesso exclusivo às tecnologias desenvolvidas pelo Instituto Roslin, na Escócia, o mesmo responsável pela clonagem da ovelha Dolly, o primeiro clone de mamífero do mundo.
“Trabalhar ao lado da Colossal Biosciences é uma oportunidade incrível para aplicar nossas técnicas avançadas de criopreservação e clonagem em projetos de ‘desextinção’ e recuperação de espécies”, afirma Shawn Walker, diretor científico da ViaGen e especialista em clonagem.

A Colossal também conta com o apoio de investidores famosos. O ex-jogador de futebol americano Tom Brady, por exemplo, já trabalhou com a empresa para clonar o cachorro de sua família e declarou estar “animado com o potencial da tecnologia da Colossal e da ViaGen para ajudar famílias que perderam seus animais de estimação e, ao mesmo tempo, contribuir para salvar espécies ameaçadas”.
A ideia de usar essa tecnologia para proteger espécies em risco também tem empolgado outras figuras famosas. O cineasta Peter Jackson, diretor da trilogia de “O Senhor dos Anéis”, comemora: “essas duas empresas, juntas, dão à humanidade uma chance real de preservar a biodiversidade do planeta”.