Já é carnaval no metaverso: O Boticário cria experiência in-game

Crédito: Fast Company Brasil

Ana Beatriz Camargo 5 minutos de leitura

“Tu vens, tu vens…” já diria o poeta. Pois é no metaverso que já escutamos os teus sinais. O bloco pode não estar na rua. A Sapucaí pode até estar vazia, mas o Carnaval não passará despercebido no metaverso, a depender de O Boticário. Entrou no ar nesta terça-feira (22), uma ativação da marca dentro do jogo de realidade virtual Avakin Life. Os avatares dos usuários poderão participar de dois blocos carnavalescos que levam o nome de linhas de produtos da marca e disputar um concurso de make e cabelo. Conforme interagem, os avatares vão somando pontos dentro do jogo. 

Ativação de Carnaval dentro do jogo de realidade virtual Avakin Life
Crédito: O Boticário/Divulgação

Além disso, a experiência in-game proporciona desdobramentos na vida real dos jogadores. Estarão disponíveis, na loja virtual da marca, skins para personalização dos avatares que fazem referência a produtos reais de O Boticário. Também foram produzidos tutoriais de maquiagem e de moda que serão exibidos pela primeira vez no cinema de Avakin Life, chamado AvaBytes.  A ativação vai até o dia 5 de março e foi criada pela BBL, empresa especializada em games e esports, com a agência AlmapBBDO. 

Avakin Life é um jogo de realidade virtual, parecido com o Second Life – que bombava em 2013 -, no qual os usuários criam avatares e interagem entre si e com o ambiente (alô, The Sim!). Por essa característica, o jogo ganhou contornos sociais e virou palco de diversos shows e ativações com influenciadores sociais no último ano. Durante uma conferência virtual em maio de 2021, o criador da plataforma, Carlos Estigarribia, divulgou que, dos 10 milhões de usuários ativos mensais que compõem a base global do Avakin, 2,5 milhões são brasileiros e passam, em média, de 1h10 a 1h20 por dia vivendo a vida com seus avatares.

Loja virtual de O Boticário no Avakin Life
Crédito: O Boticário/ Divulgação

Este anúncio de O Boticário é o segundo voltado à comunidade gamer feito pela empresa este ano. Em 17 de janeiro, a companhia divulgou que patrocinará o time feminino de esports da Black Dragons, uma aproximação iniciada há pelo menos um ano. “Nossa parceria vai muito além de uma exposição de logomarca. É uma construção em conjunto em que podemos ouvi-las e, principalmente, contribuir para que tenham ainda mais visibilidade, conectando também com nosso universo de beleza de forma orgânica”, explica Renata Gomide, diretora de branding e comunicação do Grupo Boticário.

Para celebrar a parceria, foi lançada uma campanha estrelada pela CEO da Black Dragons e Forbes Under 30, Nicolle Merhy – mais conhecida como Cherrygumms. Veja o vídeo:

A aproximação com este universo tem a ver com a estratégia da marca de se conectar com os milhões de brasileiros – especialmente as brasileiras – que dedicam momentos do seu dia a ficar em frente de uma tela jogando, seja profissionalmente ou como forma de diversão. Especialmente para Fast Company Brasil, Renata Gomide falou sobre o alinhamento com o universo gamer e como essas ações carregam a essência da marca para essa nova realidade.

A executiva lembra que 72% da população brasileira joga algum tipo de game. Ou seja, uma parcela grande e muito diversa de pessoas e perfis, mais concentrada nas faixas etárias mais jovens (18-34 anos). O Boticário enveredou por esse caminho em 2021, com a criação da primeira loja in-game, dentro do  Avakin Life. “Enxergamos nossa entrada nesse universo como um passo fundamental para criarmos uma conexão verdadeira e valiosa com os usuários em cada uma das vertentes que esse cenário oferece. Encontramos esse caminho de moda e lifestyle do Avakin como uma oportunidade perfeita para levar a experiência de beleza com os itens da marca para outro nível”, conta Renata.

Renata Gomide, diretora de Branding e Comunicação do Grupo Boticário
Crédito: O Boticário/ Divulgação

A empresa mapeou o que envolvia esse ecossistema e, por acreditar que a imersão proposta pelo jogo conversava muito bem com a sua atuação, criou as skins de produtos de seu portfólio para os usuários testarem em seus avatares. Outra iniciativa foi a inclusão de uma série de desafios in-game para fomentar a interação com os players, culminando com uma grande festa de fechamento customizada. A loja contabilizou mais de 14 milhões de visitas em 2021 e mais de 1,6 milhão de horas dos usuários em contato com a marca, segundo a companhia.

“Isso nos provocou a pensar quais seriam os próximos passos para fortalecer a nossa presença e relevância no cenário gamer. Com essa provocação em mente, abrimos a nossa lente e mergulhamos no cenário profissional. Nele fizemos duas descobertas fundamentais: a paixão dos gamers, que é o combustível mais poderoso para movimentar o cenário, e o desafio das mulheres dentro do universo gamer”, detalha Renata.

Segundo  ela, a identificação com a Black Dragons foi natural, por se tratar de um time feminino de atletas de esports que venceu obstáculos para se tornar uma das mais relevantes equipes do país. “Não demoramos a conectar o amor e a dedicação das atletas à nossa sensibilidade, à necessidade de continuar em contato com o público feminino e à vontade de consolidar a atuação da marca nos games. Conexão que resultou em uma parceria promissora, que ainda terá muitos passos pela frente com o mote ‘Amor pelo Game. Isso é beleza‘ “.

De acordo com a executiva, ativação de Carnaval no Avakin Life é a primeira do tipo criada por uma marca de beleza dentro do jogo. “O Carnaval é uma data comemorativa importante no país e queremos proporcionar para o público uma festa diferente, divertida e segura em um ano de muita incerteza. Essa ação é fundamental para colhermos mais aprendizados e nos aperfeiçoarmos cada vez mais nas nossas frentes de atuação no cenário gamer“, finaliza.


SOBRE A AUTORA

Ana Beatriz Camargo é jornalista, heavy user de redes sociais e escreve sobre o mundo dos games. saiba mais