5 dicas para estudar melhor com o Gemini 2.5 Pro

A ferramenta oferece recursos para organizar conteúdos, criar exercícios e planejar rotinas de estudo

Estudar Gemini
IA do Google facilita estudos com recursos para pesquisa e aprendizado visual. Crédito: Imagem gerada com auxílio de IA via Copilot

Gabriel Nassif 3 minutos de leitura

O modelo avançado de Inteligência Artificial (IA) do Google, Gemini 2.5 Pro, vem ganhando espaço como ferramenta de apoio aos estudos.

A tecnologia ajuda a organizar conteúdos, revisar temas complexos e produzir materiais acadêmicos em menos tempo.

O recurso é voltado principalmente a estudantes que lidam com grande volume de leituras e trabalhos, oferecendo suporte em tarefas como preparação para provas, elaboração de apresentações e revisão de conteúdos.

A seguir, veja como usar o Gemini 2.5 Pro para estudar melhor e com mais eficiência.

Leia mais: Google Gemini entra na lista de IA de alto risco para crianças; veja o motivo

1. Peça resumos

Para quem precisa lidar com textos extensos, como artigos e capítulos de livros, o Gemini pode gerar resumos que destacam as principais ideias do material.

O resultado é mais preciso quando o usuário define o tamanho do texto (curto, médio ou detalhado), os tópicos que devem ser mantidos e a finalidade do resumo, como estudo para provas ou apresentações.

2. Gere listas de exercícios

O Gemini também pode criar listas de exercícios, questionários e perguntas discursivas para reforçar o conteúdo estudado.

Além disso, após responder às questões, o usuário pode enviar as repostas ao chatbot e solicitar que a IA analise os erros e aponte os pontos que exigem mais atenção, auxiliando na aprendizagem contínua.

3. Monte apresentações

Criar slides pode a tarefa mais desafiadora para a maioria dos estudantes, porque costuma demandar tempo. Nesse sentido, a ferramenta pode ser usada para gerar a estrutura inicial de apresentações em poucos minutos, com sugestões de texto e imagens.

O conteúdo, porém, precisa ser revisado e ajustado em plataformas externas, como Google Slides, Canva ou PowerPoint, para garantir melhor acabamento visual e precisão das informações.

Leia também: Gemini Deep Think: IA do Google fica mais inteligente e ‘aprende a pensar’

4. Use o Deep Research

Para estudantes que precisam de um recurso de pesquisa mais avançado, o Deep Research, integrado ao modelo Gemini, pode ajudar. A ferramenta identifica fontes, vídeos, artigos e canais confiáveis, além de montar um plano de estudos personalizado.

O recurso é útil para realizar trabalhos longos ou estudo de temas recorrentes em provas, organizando pesquisas aprofundadas.

5. Crie vídeos explicativos com o Veo 3 (quando necessário)

Outra forma de estudar, ou memorizar conteúdos de forma visual, é a partir de vídeos. Os vídeos podem auxiliar na apresentação de conteúdos e facilitar a memorização. Nesse sentido, usar a ferramenta Veo 3 é uma opção, já que o recurso é capaz de gerar clipes a partir de prompts detalhados.

No entanto, o modelo ainda apresenta limitações para narração em português, o que pode exigir ajustes posteriores em editores de vídeo externos.

Esse vídeo pode te interessar:

O que é o Gemini 2.5 Pro?

Lançado em março de 2025, o Gemini 2.5 Pro é o modelo mais avançado de IA do Google. Ele interpreta comandos complexos, organiza informações e executa tarefas em ritmo acelerado.

A ferramenta é comparada a modelos como ChatGPT e DeepSeek, mas incorpora recursos próprios, como Veo 3 e Deep Research, que ampliam suas aplicações no ambiente acadêmico.

O acesso ao Gemini 2.5 Pro esta disponível a partir do plano Google Al Plus com valor a partir de R4 24,99 por mês.

Leia mais: Google Gemini ganha novos recursos e planos pagos; veja o que muda e valores


SOBRE O AUTOR

Jornalista, com experiência em produção de matérias e conteúdos multiplataforma. Atuou em veículos independentes e comunitários, além ... saiba mais