Enem 2025: veja como o Gemini pode turbinar sua revisão de última hora

A ferramenta de IA do Google oferece recursos que podem transformar a revisão para o Enem

Gemini e globo
Inteligência Artificial do Gemini promete facilitar os estudos para o Enem. Crédito: Growtika/ Unsplash

Guynever Maropo 2 minutos de leitura

No próximo fim de semana, estudantes de todo o país encaram a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com as provas de Matemática e Ciências da Natureza. Ainda há tempo para uma última revisão antes do grande dia.

Pensando nessa reta final, o Gemini, sistema de Inteligência Artificial do Google, oferece recursos que transformam a forma de estudar. A ferramenta auxilia na organização das anotações, na prática de exercícios e na fixação dos conteúdos.

Baseado em Inteligência Artificial, o Gemini combina explicações interativas, recursos visuais e quizzes personalizados que ajudam o estudante a revisar com eficiência os temas mais cobrados no exame.

Confira abaixo 7 dicas de como estudar com o Gemini para o Enem:

1. Compreenda informações complexas de forma simples

O estudante pode pedir ao Gemini para criar mapas mentais e resumos visuais, facilitando a conexão entre conceitos. Também é possível solicitar vídeos, imagens e gráficos para compreender melhor temas de Biologia, Química ou Física.

Exemplo de prompt:
“Crie um mapa mental sobre o ciclo do carbono e os principais termos relacionados.”

Leia mais: 5 dicas para estudar melhor com o Gemini 2.5 Pro.

2. Crie flashcards de estudo no Gemini

Além dos quizzes, o Gemini pode gerar flashcards, chamados de cartões de memorização, com perguntas e respostas rápidas. O prompt ideal deve conter a quantidade de questões desejadas, o número de alternativas e a matéria.

Exemplo:
“Crie 10 flashcards com perguntas e respostas de múltipla escolha sobre Biologia do 3º ano do Ensino Médio, com 4 alternativas por questão. Mostre o número de acertos ao final.”

3. Pratique e teste seus conhecimentos

O Gemini oferece um recurso interativo que gera quizzes personalizados sobre as disciplinas do Enem. A ferramenta cria perguntas de múltipla escolha, indica as respostas corretas e, ao final, apresenta um relatório de desempenho com pontos fortes e fracos.

Para acessar o quiz, basta criar um prompt na plataforma e seguir as instruções na tela. O sistema mostra cada pergunta e, ao término, permite criar flashcards de memorização e guias de estudo com base no desempenho obtido.

4. Absorva o conhecimento com mais facilidade

O Gemini pode gerar resumos em áudio para quem prefere ouvir conteúdos no caminho para a escola ou durante o transporte. Além disso, o modo de aprendizado guiado permite explicações passo a passo, adaptadas às necessidades individuais do estudante.

5. Prepare-se para a redação

O recurso de co-writing transforma o Gemini em um parceiro de escrita. Ele sugere ideias, corrige erros e oferece feedbacks para aprimorar a argumentação e o desenvolvimento textual da redação.

Leia mais: Gemini Deep Think: IA do Google fica mais inteligente e ‘aprende a pensar’.

6. Organize suas anotações

O estudante pode fotografar anotações manuscritas e enviá-las ao Gemini, que converte o conteúdo em tópicos organizados ou resumos, otimizando o processo de revisão.

Você pode se interessar também:

7. Use o Gemini para conectar ideias

Também é possível colar um resumo e solicitar uma versão mais curta e objetiva, além de pedir explicações que relacionem temas de diferentes áreas, como:
“Explique como a fotossíntese se conecta ao ciclo do carbono.”

O Gemini é uma Inteligência Artificial que usada como ferramenta de apoio educacional, pode torna a preparação para o Enem mais personalizada.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais