O futuro das palavras é aumentado e inclusivo


Adriana Knackfuss 2 minutos de leitura

Palavras são ferramentas poderosas de transformação cultural e social e cumprem um papel fundamental em nossas vidas. Mesmo em um mundo cada vez mais visual e interativo, nossa habilidade linguística segue contribuindo para muitas facetas de nosso sucesso pessoal e profissional.

Mas, se as palavras são tão importantes, por que falamos tão pouco sobre inovação neste tema?

Se observarmos os softwares de escrita pós máquina de escrever, veremos que eles se concentram, em grande parte, em nos ajudar com formatação, compartilhamento e colaboração de textos. A discussão sobre desenvolvimento de softwares para ajudar a escrever melhor é algo novo e revolucionário.

A popularização do machine learning e da computação em nuvem tornou possível o surgimento de softwares que ajudam os usuários a escrever as palavras certas com base em dados. A isso, passamos a nos referir como escrita aumentada.

Os assistentes de escrita aumentada utilizam machine learning para auxiliar os usuários em várias etapas do processo de escrita, incluindo pesquisa e verificação gramatical. Essas ferramentas aproveitam o processamento de linguagem natural (PLN) para analisar textos e fornecer recomendações ou conteúdos relacionados, em tempo real. Também facilitam o desenvolvimento de conteúdos mais extensos e elaborados, permitindo que os usuários escrevam com mais assertividade e confiança.

As plataformas disponíveis no mercado são variadas em termos de escopo e escala. O Textio, por exemplo, analisa as palavras enquanto são digitadas, classificando percentualmente a mensagem como positiva, negativa ou neutra. Outros são bots mais simples, que analisam conteúdo escrito em outro lugar e fornecem recomendações posteriormente. 

Para ser qualificado como assistente de escrita aumentada, um produto deve:

  • Utilizar inteligência artificial para auxiliar em alguma parte do processo de escrita.
  • Fornecer insights ou recomendações para melhorar o trabalho escrito.
  • Oferecer recursos adicionais e relevantes destinados a informar o escritor.
  • Corrigir erros gramaticais em um trabalho escrito.

A escrita aumentada também é neutra e inclusiva

Uma das principais aplicabilidades da escrita aumentada se refere à linguagem neutra, termo genérico que abrange o uso de linguagem não sexista e inclusiva, tornando o uso de palavras menos discriminatório e tendencioso.

As plataformas mais sofisticadas já trazem pontuações que indicam a audiência potencial do texto  (por exemplo, se a escrita está atraindo mais mulheres, pessoas mais velhas ou mesmo se afastará determinado grupo psicográfico). Ao mesmo tempo, sugerem mudanças simples, de modo a fazer com que o texto se torne mais relevante para a audiência desejada.

Estamos apenas no começo.

A linguagem que usamos molda nossa realidade. Portanto, investir nesse tipo de tecnologia é importante não só como ferramenta criativa, mas também como parte de uma estratégia mais ampla em organizações que buscam mais equidade. 


SOBRE A AUTORA

Head de integrated marketing experiences (IMX) da Coca-Cola para a América Latina e eleita Women to Watch. Designer de formação, ingre... saiba mais