Seu MacBook está esquentando demais? Veja 11 maneiras de resolver
Entenda o que fazer para manter o desempenho ideal sem danificar o seu computador

Pessoa que usam computadores MacBook costumam enfrentar o mesmo problema com o superaquecimento excessivo. Além do incômodo, o calor em excesso pode reduzir a vida útil da bateria e danificar componentes internos.
A boa notícia é que há formas simples e eficazes de manter o computador frio e estável. Veja a seguir, 11 dicas para identificar as causas do problema e evitar o superaquecimento no dia a dia.
Leia também: Liquid Glass: entenda o que é a novidade e o que muda em seu iPhone e Macbook
O que faz o MacBook esquentar?
Entre os principais causadores do superaquecimento estão aplicativos travados, muitas abas abertas e falhas nas ventoinhas internas. Além disso, softwares desatualizados, poeira e carregadores falsificados também aumentam o risco de superaquecimento.
Mesmo modelos recentes, como o MacBook Air e o MacBook Pro, podem aquecer quando o processador é sobrecarregado ou o sistema de refrigeração falha. Para evitar esse problema, confira a seguir, 11 medidas simples e úteis que recuperam o desempenho do computador.
1. Verifique o consumo da CPU
Abra o “Monitor de Atividade” na sessão “Utilitários” e confira quais programas consomem mais energia da CPU. Dessa forma, o usuário pode identificar aplicativos em segundo plano e fechar os que não estão em uso. Isso reduz a carga no sistema e diminui a geração de calor.
2. Feche abas desnecessárias
Muitas guias abertas no navegador também aumentam o consumo de memória e energia. Mantenha apenas as que estão sendo usadas e salve as demais abas nos favoritos. Assim, o Mac trabalha com mais leveza e o usuário não perde produtividade.
3. Ajuste as configurações gráficas
Modelos de MacBook com duas placas de vídeo alternam entre desempenho e economia de energia. Ajustar as “Preferências de Energia” do computador, ativando a opção “Troca automática de gráficos” equilibra o uso da GPU e evita o aquecimento da máquina.
4. Redefina o SMC
Se o problema persistir, redefina o “Controlador de Gerenciamento do Sistema (SMC)”. Após, desligue o Mac, pressione “Shift + Option + Control + Power” por 10 segundos e ligue o dispositivo novamente. Esse procedimento corrige falhas no controle de energia e ventilação.
5. Mantenha o macOS atualizado
O usuário também precisa estar atento as atualizações de sistema. Elas corrigem erros e otimizam o desempenho do Mac. Para verificar atualizações disponíveis, vá em “Atualização de Software” e instale a versão mais recente. Manter o sistema em dia é uma das formas mais seguras de evitar o superaquecimento.
Leia mais: iPhone 17: 6 funções que talvez você ainda não conheça, mas deveria
6. Use apenas carregadores originais
Carregadores falsificados podem causar picos de energia e aumentar a temperatura da bateria. Escolher sempre acessórios originais ou com certificação Apple (MFi). Isso garante o bom desempenho do aparelho, além da segurança.
7. Teste as ventoinhas
Verificar se as ventoinhas estão funcionando corretamente também é importante. O mau funcionamento dessas peças também contribui para o aquecimento do computador.
Para testar as ventoinhas, reinicie o Mac e segure a tecla “D”. Dessa forma o Diagnóstico Apple será iniciado. Se aparecer o código “PFF”, leve o notebook a uma assistência técnica autorizada.
8. Deixe as saídas de ar livres
Outra medida é evitas apoiar o MacBook em superfícies macias, como camas e sofás. Prefira mesas ou bases planas que não bloqueiem as saídas de ventilação. Isso facilita a circulação de ar e reduz o calor interno.
9. Evite multitarefas em excesso
Rodar muitos programas ao mesmo tempo, sobrecarrega o processador. Feche o que não estiver usando e priorize as tarefas mais importantes. O desempenho da máquina melhora e a temperatura interna do dispositivo cai.
10. Faça uma limpeza completa
A poeira também impede o resfriamento adequado. Para resolver isso, use ar comprimido para limpar as entradas de ar e um pano seco para remover sujeiras externas. Faça o mesmo no sistema, apagando arquivos e aplicativos que já não são mais utilizados.
11. Proteja o dispositivo contra vírus e malwares
Programas maliciosos podem rodar processos ocultos que exigem muito da CPU. Nesse caso, instale um antivírus confiável e mantenha a proteção ativa para evitar aquecimento do Mac e a lentidão.
Esse vídeo pode te interessar:
Manutenção simples, desempenho duradouro
Cuidar do MacBook não exige muito esforço, apenas atenção e prevenção. Manter o sistema atualizado, usar acessórios originais e garantir boa ventilação prolonga a vida útil do aparelho e evita o superaquecimento.
Leia mais: Apple inicia testes do iOS 26.2; veja o que pode mudar no seu iPhone