PIS/Pasep: qual é o prazo para sacar o abono salarial em 2025?

Trabalhadores e servidores públicos terão até o fim de 2025 para sacar o abono salarial; veja como consultar e receber o valor

Dinheiro real
O calendário completo segue válido até dezembro de 2025. Créditos:Pixabay.

Guynever Maropo 1 minutos de leitura

Um novo lote extra do abono salarial PIS/Pasep foi liberado para mais de 1,6 milhão de trabalhadores em todo o país. O valor total destinado à rodada é de R$ 1,5 bilhão, com prazo para saque até 29 de dezembro de 2025.

De acordo com o Governo Federal, 697.814 beneficiários da iniciativa privada, vinculados ao PIS, receberão os pagamentos pela Caixa Econômica Federal. Outros 942.387 servidores públicos, vinculados ao Pasep, terão o repasse feito pelo Banco do Brasil.

O lote foi regulamentado pela Resolução Codefat/MTE Nº 1.013, de 2025, e inclui trabalhadores que enviaram informações dentro do prazo adicional concedido pelo governo. O último lote regular havia sido pago em 15 de agosto, contemplando nascidos em novembro e dezembro com renda de até dois salários mínimos.

Leia mais: PIS/Pasep 2026: veja quem tem direito e quando benefício deve ser pago

Quem tem direito ao lote extra?

O abono salarial será concedido aos trabalhadores do ano-base 2023 que tiveram seus dados registrados no eSocial até 20 de junho de 2025. O valor máximo a ser recebido é de R$ 1.518, equivalente a um salário mínimo.

Como consultar o benefício?

A consulta pode ser feita pela Carteira de Trabalho Digital, pelo portal GOV.BR, pela central Alô Trabalho (telefone 158, com atendimento gratuito das 7h às 22h, de segunda a sábado) e nas unidades das Superintendências Regionais do Trabalho.

O pagamento será feito na Caixa, o depósito ocorre preferencialmente por crédito em conta-corrente, poupança ou Conta Digital. Caso o trabalhador não possua conta, uma poupança social digital é aberta automaticamente e acessada pelo aplicativo Caixa Tem. Também é possível sacar o benefício em agências, lotéricas e terminais de autoatendimento.

Leia mais: PIS/Pasep: onde retirar o benefício e quais documentos levar?

Você pode se se interessar também:

Pagamento no Banco do Brasil

O Banco do Brasil realiza o pagamento por crédito em conta, transferência via Pix, TED ou saque presencial nas agências. O procedimento é voltado aos servidores públicos que possuem vínculo com o Pasep.

O calendário completo segue válido até dezembro de 2025, garantindo tempo suficiente para que todos os beneficiários possam retirar os valores do PIS/Pasep.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais