Robô humanoide cai em apresentação oficial na Rússia e vídeo viraliza; veja o momento
O incidente com AIDOL em apresentação oficial reacende debate sobre os limites atuais da robótica

O primeiro robô humanoide russo movido a Inteligência Artificial (IA) caiu de rosto no palco durante sua apresentação oficial em Moscou. O incidente ocorreu no último dia 11 de outubro, diante de autoridades, imprensa e convidados e levantou dúvidas sobre o estágio da tecnologia no país.
Ao som da trilha do filme Rocky, o AIDOL entrou caminhando e levantou o braço direito para o público. Segundos depois, perdeu o equilíbrio e caiu no chão. A demonstração foi interrompida, e dois assistentes correram para reposicionar o equipamento, que não conseguiu se levantar sem ajuda.
Leia mais: Robôs domésticos não são mais ficção: Neo está pronto para limpar sua casa
Como o modelo AIDOL funciona
Segundo a empresa Aidol, o robô foi projetado para executar três funções principais: andar, manipular objetos e se comunicar com humanos. Porém, a apresentação evidenciou limitações nos sistemas de locomoção e equilíbrio, funções ainda em fase de desenvolvimento.
Ajustes no desenvolvimento do modelo
Após o episódio, o CEO da empresa Aidol, Vladimir Vitukhin, declarou que o tombo deve contribuir para ajustes técnicos nas próximas versões.
Ele informou que 77% dos componentes já são produzidos na Rússia e que a meta é elevar esse índice para 93%. O objetivo do CEO é colocar a Rússia como produtora ativa dentro do mercado de robôs humanoides com IA generativa.
Esse vídeo pode te interessar:
Desafios para robôs humanoides
O caso reacende o debate sobre a complexidade de criar robôs humanoides estáveis. Especialistas do setor apontam que equilíbrio, coordenação e autonomia continuam entre os principais desafios para a evolução desse tipo de tecnologia.
Leia também: Um simples parafuso está turbinando a revolução dos robôs humanoides