Cloudflare sofre pane global e deixa serviços como X e ChatGPT fora do ar; veja detalhes
Em resposta à Fast Company Brasil, a empresa afirmou que percebeu um pico de tráfego incomum logo pela manhã

Uma falha generalizada na rede global da Cloudflare deixou diversos serviços digitais, como X (antigo Twitter), ChatGPT, Canva e outras plataformas, instáveis ou totalmente fora do ar. O problema atingiu milhões de usuários ao redor do mundo na manhã desta terça-feira (18).
Conhecida como uma das maiores provedoras de infraestrutura e segurança da internet, a Cloudflare é utilizada no Brasil por diversos portais de notícias e serviços governamentais. Até o momento a causa raiz do problema, que se manifestou por meio de erros de servidor, está sob investigação pela empresa.
Leia também: O modelo de negócios da internet está afundando. Quem poderá salvá-la?
O que aconteceu?
O incidente começou a ser notado por volta das 8h20 (horário de Brasília). A falha, originada no sistema de nuvem da Cloudflare, causou um efeito dominó, derrubando inúmeros serviços que utilizam a plataforma como "ponte" digital para proteção contra ataques cibernéticos, otimização de tráfego e serviços de DNS (Domain Name System).
Sites e plataformas que foram afetadas
A instabilidade afetou plataformas de grande alcance no ecossistema digital. Usuários de redes sociais, ferramentas de inteligência artificial e outros serviços enfrentaram problemas de conexão, carregamento e autenticação.
Entre as plataformas que registraram picos de reclamação no monitor Downdetector, e foram confirmadas como afetadas, estão: X; ChatGPT e Gemini, Perplexity; Discord; Canva; Steam e Amazon Web Services (AWS), também com relatos de instabilidade.
Para muitos usuários, a mensagem de “erro 500” ou falhas de conexão com o servidor foi a principal manifestação da pane. No caso do X, por exemplo, o feed apresentava uma mensagem de erro que pedia para o usuário recarregar a página.
Esse vídeo pode te interessar:
O que diz a Cloudflare
A Cloudflare se manifestou prontamente em sua página oficial de status. Inicialmente, a empresa confirmou a falha generalizada em sua "Global Network" e informou que investigava a origem do erro.
Em resposta à Fast Company Brasil, a empresa afirmou que percebeu um pico de tráfego incomum logo pela manhã, ocasionando erros em parte da rede que passa pela Cloudflare.
“Ainda não sabemos a causa desse pico de tráfego incomum. Estamos trabalhando intensamente para garantir que todo o tráfego seja atendido sem erros”, afirmou a empresa.
A Cloudflare disse ainda que assim que o problema for resolvido, a equipe se concentrará em investigar a causa do pico de tráfego incomum identificado.
Leia também: Nova ferramenta da Cloudflare impõe regras e preço para rastreadores de IA