INSS inicia pagamento de benefícios de dezembro nesta segunda; veja calendário

Confira o cronograma e veja se você recebe

Página do INSS em celular
O órgão manteve a ordem tradicional dos repasses.Crédito: imagem criada com auxílio de IA via ChatGPT.

Guynever Maropo 1 minutos de leitura

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou nesta segunda-feira (1º) o pagamento dos benefícios de dezembro para segurados que recebem acima de um salário mínimo. A liberação segue o cronograma escalonado tradicional, definido conforme o número final do benefício.

Segundo o Ministério da Previdência Social, informou que o segurado deve conferir o último número do cartão para identificar a data correta do depósito. O calendário começa em 1º de dezembro, quando são pagos os benefícios com finais 1 e 6.

Leia mais: Salário mínimo 2026: veja quanto pode ser o novo valor com a proposta do governo.

Calendário de pagamentos

  • Final 1 e 6: 1º/12
  • Final 2 e 7: 2/12
  • Final 3 e 8: 3/12
  • Final 4 e 9: 4/12
  • Final 5 e 0: 5/12

Os segurados que recebem acima do mínimo não foram contemplados no fim de novembro porque o instituto priorizou a liberação para quem ganha até um salário mínimo. Essa diferença ocorre pelo funcionamento anual do calendário.

O órgão manteve a ordem tradicional dos repasses. A consulta pode ser feita no site ou no aplicativo oficial, além da central telefônica 135, disponível para quem prefere atendimento por voz.

Leia mais: INSS: estes beneficiários são obrigados a realizar a biometria a partir deste mês.

As instituições financeiras reforçam a orientação para que os dados cadastrais permaneçam atualizados. Alterações de endereço ou de banco podem interferir no recebimento.

Você pode se interessar também:

O segurado também deve ignorar mensagens suspeitas, já que o INSS não solicita informações pessoais por aplicativos de conversa e não exige confirmação por links externos.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais