Stranger Things: veja como usar IA para criar sua foto no mundo invertido
Fãs transformas selfies em cenas imersivas inspiradas no universo da série

A nova temporada de Stranger Things voltou a movimentar as redes sociais. Com o lançamento da quinta e última temporada da série, os usuários começaram a transformar fotos em cenas que imitam o visual do Mundo Invertido por meio de ferramentas de Inteligência Artificial (IA).
A tendência ganhou força com projetos independentes e, principalmente, com o uso de modelos generativos. Nesse cenário, os fãs criam pôsteres e imagens que reproduzem a estética sombria, nostálgica e cinematográfica da produção da Netflix.
Leia também: Netflix compra Warner Bros. por US$ 83 bilhões e redefine disputa no streaming; entenda
Projeto independente transforma fotos em pôster da série
Um dos serviços que ficou popular entre os fãs é o site desenvolvido pelo programador David Arcus, que transforma fotos comuns em pôsteres. Ao fazer o upload de uma imagem, a ferramenta identifica os elementos presentes na foto e aplica filtros que simulam o visual da série.
O processo é simples e realizado totalmente pelo próprio sistema do site, que recria a cena com o estilo característico de Hawkins. Além disso, a IA descreve os objetos da foto, ajusta cores, iluminação e composição, e finaliza o pôster com um design semelhante ao utilizado nos materiais oficiais da série.
Cenas personalizadas com IA viram tendência
Além dos pôsteres, os usuários também passaram a recriar suas próprias fotos como cenas completas de Stranger Things, adicionando criaturas como o Demogorgon, a névoa vermelha do Mundo Invertido e até a iluminação marcante dos anos 1980.
A prática viralizou especialmente com o uso de modelos generativos como o Google Gemini. Nesse caso, o usuário envia uma selfie bem iluminada, de preferência com fundo neutro, e aplica prompts que orientam a IA a produzir retratos cinematográficos.
Os comandos abordam temas variados, como a clássica sala da estar com o alfabeto iluminado por luzes de Natal, o estacionamento da escola de Hawkins ou um porão decorado com itens antigos.
No entanto, para manter a fidelidade da imagem, é recomendado incluir no comando a instrução para preservar o rosto original do usuário. Caso o resultado não fique consistente, basta tentar outra foto ou ajustar o texto do prompt.
Esse vídeo pode te interessar:
5 prompts para recriar cenas de Stranger Things
1. Casa dos anos 80 em Hawkins com alfabeto pintado e luzes de Natal: Você pode criar uma foto de retrato realista de mim em uma casa estilo dos anos 80 em Hawkins, Indiana da série Stranger Things da Netflix, em roupas grunge dos anos 80, com um walkie talkie estilo dos anos 80, em pé em uma sala de estar com o alfabeto pintado, imperfeitamente e com pressa, em uma parede com papel de parede clara atrás do sofá em tinta preta, com luzes de Natal multicoloridas penduradas por toda a sala? E você pode fazer a iluminação na foto ambiente, com iluminação que reflita as luzes de Natal na sala, e ter uma janela no quadro com nuvens negras e raio vermelho lá fora?
2. Retrato de cinema Y2K em rua abandonada com câmera, bicicleta e Vecna: Use minha selfie para criar uma foto Y2K ultra realista 9:16 onírica de mim em um retrato de cinema, em uma rua de bairro abandonada vestindo jeans, jaqueta universitária e camiseta branca cropped com tênis converse. Minha pele é impecável e a maquiagem é natural e meu cabelo está fluindo ao vento, com uma expressão preocupada no meu rosto olhando para o lado. Estou carregando uma câmera ao redor do meu pescoço e em uma bicicleta de pedal antiga. A foto deve ter um estilo granulado. Vecna fracamente iluminado no fundo. Atrás deve estar escuro e ominoso com uma cor avermelhada, nuvens vermelhas e cinzas brancas caindo similar à série Stranger Things. Não altere meus traços faciais ou cor de cabelo.
3. Retrato cinematográfico no porão com decoração dos anos 80, walkie talkie e demogorgon: Use meu selfie para criar uma foto Y2K ultra realista 9:16 cinematográfica dos anos 1980 de mim dentro de uma casa inspirada na série de Stranger Things. O interior é uma pequena casa suburbana em uma pequena cidade, com iluminação tênue e de humor, mas vibrantemente iluminada. Estou no meu porão que tem decoração temática dos anos 80. Há jogos de tabuleiro empilhados e garrafas de refrigerante. Estou sentado no sofá. Tenho um walkie talkie perto da minha boca. Estou olhando para a distância. Meu cabelo é estilizado em um penteado longo ondulado clássico dos anos 80. Estou usando uma jaqueta universitária verde escura com um patch H. Há uma janela larga e estreita no topo da parede do porão que você pode ver acima de mim. Um demogorgon assustador é visível através da janela. Há relâmpagos brilhando em vermelho atrás do demogorgon. Adereços e decorações de fundo: A sala é preenchida com detalhes coloridos confortáveis dos anos 80: um rádio, jogos de tabuleiro, refrigerantes engarrafados. Não altere meus traços faciais ou cor de cabelo.
4. Retrato Y2K onírico, em estacionamento da escola Hawkins, com camiseta Hellfire Club: Crie um retrato Y2K onírico de mim sem alterar a cor do cabelo ou traços faciais, inspirado na série dos anos 80 Stranger Things. A foto deve ter humor moody com iluminação vibrante. É noite e o céu tem muitas nuvens assustadoras escuras que estão lançando vermelho e azul. Também há relâmpagos vermelho-azuis. Estou em frente a uma escola e aos edifícios da escola. A placa da escola diz Hawkins. Estou no estacionamento. Estou caminhando e vestindo uma camiseta de beisebol. As mangas são pretas e o peito é branco. A camiseta diz Hellfire Club. Tenho calças jeans Levi dos anos 80. Tenho tênis pretos keds e meias brancas. Estou olhando fixamente para a distância. Meu cabelo é estilizado em um penteado bonitinho e fluido dos anos 80. Meu cabelo está ao vento. Tenho joias de prata delicadas. Estou segurando um walkie talkie perto da minha boca com uma mão e uma jaqueta jeans na outra mão. O chão parece molhado com algumas poças e está lançando sombras. Há um taco de beisebol com pregos cravados no taco. Na distância longe, atrás dos edifícios da escola, posso ver um demogorgon de figura escura. Mantenha meus traços faciais.
5. Retrato Y2K onírico, em cama dos anos 1980, com cabelo castanho e demogorgon: Crie uma foto de mim em um retrato estilo Y2K onírico de mim sentado em uma roupa de cama dos anos 80. Sentado em uma pose contemplativa sonhadora olhando para o lado, seu cabelo castanho comprido cai livremente em ondas muito soltas. Ela usa joias pretas grunge, incluindo colares delicados pretos e acessórios, anéis pretos e unhas pretas. Ela está usando uma camiseta preta “Hellfire Club”. Ela está usando calças jeans azuis. O quarto atrás dela é grunge dos anos 80, escuro e sonhador com pôsteres de Stranger Things. As paredes são estilo dos anos 80. Sua maquiagem é natural com brilho labial. Uma fonte de luz como luzes de Natal em uma sala fracamente iluminada à noite. Um taco de beisebol fica perto dela perto de algumas revistas de horror estilo dos anos 80. O demogorgon deve estar atrás dela olhando para ela, seu corpo deve estar fracamente iluminado, e deve estar em pé na porta de um corredor fracamente iluminado. O fundo atrás dela deve estar levemente escuro e ominoso. Adicione luzes de Natal à sala. Mantenha o rosto e os traços da mulher exatamente igual à foto de referência, não altere ou mude seus traços faciais.
Uma febre entre os fãs
A popularidade desse tipo de edição vai além da nostalgia e mostra como Stranger Things permanece influente no imaginário do público. Dessa forma, recriar cenas próprias dentro do universo da série virou uma forma de celebrar o impacto da série e seus elementos mais marcantes.
Leia também: Netflix aposta em jogos dentro da plataforma; veja como funciona e novidades