Como economizar nas compras e viagens de fim de ano sem entrar em dívidas

De presentes a passagens aéreas, especialistas explicam como planejar gastos e evitar dívidas nas festas

Como economizar nas compras e viagens de fim de ano sem entrar em dívidas
freepik.com

Associated Press 6 minutos de leitura

A época de festas significa tempo com a família e novas memórias. Mas também pode significar muitos gastos. E, às vezes, são desembolsos excessivos.

De presentes a planos de viagem e compras de supermercado, as despesas tendem a se acumular e virar um problema com vários efeitos colaterais, especialmente em um cenário econômico difícil. As compras de fim de ano podem trazer alegria, mas é importante se manter dentro do orçamento e evitar dívidas, afirma a especialista em compras Trae Bodge.

“Estou enfatizando que os consumidores devem procurar maneiras de economizar o máximo possível nesta época. Assim, não levamos essa dívida para o próximo ano”, acrescenta Trae.

QUE TAL FAZER PARTE DA COMUNIDADE DA FASTCO MONEY? Assine a nossa NEWSLETTER semanal. Inscreva-se aqui

Aqui estão algumas recomendações de especialistas para aproveitar ao máximo seu orçamento neste fim de ano. Confira a seguir.

PONTO DE PARTIDA: PLANEJAMENTO

Planejar seus presentes com a maior antecedência possível pode ser uma ótima maneira de economizar dinheiro, já que lhe dá mais tempo para comparar e pesquisar preços, diz Kiersti Torok, criadora de conteúdo para mídias sociais conhecida no Instagram e TikTok como Torok Coupon Hunter.

Torok planeja suas compras com meses de antecedência. Ela compra chocolates e doces para as meias de Natal dos filhos logo depois do Halloween, quando estão em promoção. E não é cedo demais para pensar no ano que vem. Isso porque suas decorações de Natal são sempre compradas em liquidação, principalmente depois do Natal.

“Se você esperar até dois ou três dias depois do Natal, as coisas começam a ficar com 75% de desconto. E é nessa época que eu compro os presentes de aniversário dos meus filhos, porque são em julho”, explica Torok.

NÃO TENHA PREGUIÇA DE COMPARAR PREÇOS

Ao comprar um presente, Bodge recomenda comparar preços com outras lojas, procurar cupom e se inscrever para receber e-mails das suas lojas favoritas. Assim, você pode comprar o item quando estiver com o menor preço.

“Estou sempre procurando por um código de cupom para economizar uma certa porcentagem. Ou para ganhar cashback ou frete grátis. Eu realmente acredito nessas ferramentas e as uso sempre que compro algo”, orienta Trae.

Para encontrar ofertas com mais facilidade, Trae recomenda instalar extensões de navegador no seu computador. Algumas das suas favoritas são o PayPal Honey e o Rakuten.

Ultimamente, Trae também tem notado o uso crescente de inteligência artificial para encontrar ideias de presentes de Natal e promoções. No entanto, os mecanismos de busca com IA não são muito bons em encontrar ofertas atualizadas, alerta. A recomendação é que você procure ofertas no site da loja ou em sites.

Se você não encontrar um item em promoção, procure um cupom ou espere para ver se consegue encontrá-lo mais barato em outro lugar.

CUPONS, UMA ECONOMIA SIGNIFICATIVA

Se você é o anfitrião da festa de fim de ano da sua família, pode estar correndo entre ir ao supermercado, preparar uma grande refeição e decorar a casa. Mas é melhor não deixar que a correria das festas o distraia de economizar nas compras de alimentos. Cupons são uma ótima maneira de reduzir custos para que você possa manter suas refeições dentro do orçamento e, possivelmente, usar esse dinheiro para outras despesas. A maioria dos varejistas oferece cupons, seja em formato impresso, em seus sites ou nos aplicativos.

Usar cupons pode ser demorado, mas a recompensa pode ser uma economia expressiva em compras de supermercado, de acordo com Torok. Se você está experimentando cupons pela primeira vez, ela recomenda começar aos poucos.

“Se você quer economizar dinheiro e nunca usou cupons antes, meu maior conselho é escolher sua loja favorita com a qual você se sinta mais confortável e baixar o aplicativo deles”, sugere Torok.

Depois de se sentir à vontade para usar cupons na sua loja preferida, Torok recomenda que você comece a comparar os preços com outras lojas perto de você. Dessa forma, você pode encontrar as melhores ofertas e economizar dinheiro.

Se você quer maximizar suas economias, ela também recomenda aproveitar sites que oferecem cashback em suas compras de supermercado.

JÁ PENSOU EM FAZER ESTOQUE?

Ao se preparar para a grande ceia de Natal, uma tática útil para economizar é comprar em grandes quantidades e congelar os alimentos para quando precisar, recomenda Alli Powell, especialista em compras de supermercado.

“Qualquer coisa que você possa estocar e congelar a um preço mais baixo, e depois usar mais tarde, será uma grande vantagem. É algo que tento fazer o ano todo”, orienta Alli do Grocery Getting Girl, um blog e página do Instagram dedicados a compras de supermercado econômicas.

Grandes supermercados costumam oferecer promoções no Dia de Ação de Graças (data muito importante para quem vive nos Estados Unidos), Natal e Ano Novo. Essa pode ser uma ótima oportunidade para comprar em grandes quantidades e guardar para outra ocasião, afirma Alli.

ABRA O OLHO COM OS CARTÕES DE LOJA

Proceda com cautela ao adquirir cartões de crédito de lojas ou ao fazer compras usando a opção compre agora, pague depois. Se você estiver fazendo compras pessoalmente nesta temporada de festas, provavelmente lhe oferecerão um cartão de crédito da loja no caixa, geralmente acompanhado de um grande desconto na sua compra atual.

Trae recomenda que você só obtenha um cartão de crédito de loja se souber que pode pagar o valor total da fatura todo mês e tem bons hábitos com o cartão de crédito, então sim, pode ser muito vantajoso.

“Se você compra regularmente em uma loja e usa o cartão de crédito com responsabilidade, abrir um cartão de crédito de loja pode ser muito benéfico”, diz Trae.

Se você decidir adquirir um cartão de crédito de loja, é importante saber quanto de juros será cobrado. Cartões de crédito de loja, assim como os tradicionais, afetam sua pontuação de crédito.

Da mesma forma, fazer compras usando a opção “compre agora, pague depois” só é recomendado se você tiver certeza de que pode pagar todas as parcelas em dia.

NA HORA DE VIAJAR, SEJA FLEXÍVEL

Um erro comum ao planejar viagens é não se dar muita flexibilidade com os voos, alerta Kyle Potter, editor do Thrifty Traveler, um site de ofertas de viagens e voos.

Para economizar em sua viagem, reserve primeiro os voos e depois o restante da hospedagem. Dessa forma, você terá mais flexibilidade com as datas dos voos.

“Comece pelos voos, pois isso lhe dá a liberdade de alterar as datas da viagem em apenas um dia, principalmente durante os feriados”, sugere. Sua recomendação é acompanhar os preços e configurar alertas para voos no Google Flights.

(Adriana Morga, Associated Press. A Associated Press recebe apoio da Fundação Charles Schwab para reportagens educativas e explicativas com o objetivo de melhorar a educação financeira. A fundação independente não tem vínculo com a Charles Schwab and Co. Inc. A AP é a única responsável por seu jornalismo).


SOBRE O AUTOR