Labubu se destaca como fenômeno pop, mas divide atenção com desejo de enriquecer e alerta contra golpes
Confira na nossa retrospectiva de 2025 os assuntos que mais chamaram a atenção dos leitores de Money, a editoria de economia e finanças da Fast Money Brasil

Quem está atento aos movimentos da cultura pop talvez eleja o monstrinho de pelúcia Labubu como um dos destaques do ano. Já aqueles que se sentem expostos a possíveis golpes provavelmente terão mais facilidade em se lembrar das inúmeras artimanhas criadas por criminosos ao longo de 2025 com o objetivo de capturar dados e recursos.
Claro que também há quem tenha preferido acompanhar mais de perto as dicas de como aumentar o patrimônio, seja se inspirando na rotina de milionários ou em caminhos para conseguir uma renda extra e ganhar fôlego financeiro.
Estes foram alguns dos temas das reportagens mais lidas de Money, a editoria de economia e finanças da Fast Company Brasil. Confira um resumo de cada tema e click no link para ficar por dentro dos assuntos que mais chamaram a atenção neste ano.
MAIS DINHEIRO NO BOLSO
O trabalho híbrido, a flexibilização das leis trabalhistas, que levou muitos profissionais a se tornarem Pessoa Jurídica, e a necessidade de engordar o orçamento, seja para se livrar das dívidas ou ter uma sobra para investir, fizeram com que muitos brasileiros buscassem formas de ter uma renda adicional.
Por exemplo, com a venda em plataformas especializadas de itens parados em casa, oferecer algum serviço (como o preenchimento da Declaração do Imposto de Renda), passear com cachorros ou ser motorista de aplicativo. Leia quais são as dicas para quem busca um ganho a mais.
8 ideias para ter uma renda extra e reforçar o orçamento
O MONSTRINHO DE BILHÕES
Celebridades internacionais, marcas de luxo, o mercado de falsificação... de repente parecia que todo mundo estava de olho em uma pequena pelúcia, o Labubu. Fabricado pela chinesa Pop Mart, o personagem desfilou pendurado nas bolsas mais caras, nas mochilas de crianças e adolescentes e virou item de colecionador negociado em sites especializados.
As vendas decolaram e chegou a faltar produto. Um dos efeitos foi chegou aos números da dona da marca, que chamou a atenção dos investidores. Apesar da fama, ainda tem quem não saiba muito bem o que é o “Fenômeno Labubu”. Se for o seu caso, não deixe de conferir a reportagem abaixo.
Labubu, o monstrinho que é sucesso mundial e faz a alegria de fãs e investidores
O CAMINHO PARA O SUCESSO FINANCEIRO
Não é possível dizer que existe uma receita para acumular riqueza – do contrário, viveríamos no mundo da prosperidade financeira. Porém, é inegável que algumas regras podem tornar o objetivo de acumular dinheiro ao longo da vida e chegar à aposentadoria preparado algo menos desafiador.
A seleção de livros é bem variada. Ou seja, dá para o leitor fazer uma série de reflexões, a partir de diferentes pontos de vista. A começar por “Todo o Dinheiro dos Presidentes”, em que a autora Megan Gorman traz um raio-X sobre a vida financeira dos políticos que já ocuparam a principal cadeira da Casa Branca.
Ou ainda “Orçamento Sem Falhas”, da influenciadora e educadora financeira Nath Finanças. Em uma linguagem fácil, a especialista traz dicas para o controle de gastos e ensina o caminho para quem quer cumprir metas, melhorando sua relação com o dinheiro. Confira no link.
9 livros sobre sucesso financeiro que fazem a construção de riqueza parecer mais fácil
O MAPA DA MINA
Ser milionário não é uma condição apenas para herdeiros. Reportagem publicada pela FastCo Money mostra que há alguns comportamentos que podem ser incorporados à rotina e ajudar na construção patrimonial. São atitudes que até podem parecer simples, mas que às vezes simplesmente deixamos de lado.
É como no caso da recomendação de ficar longe das dívidas. Milionários que conquistaram fortunas por conta própria costumam cortar despesas com o cartão de crédito e até financiamentos de veículos. O motivo: não jogar dinheiro fora com o pagamento de juros elevados. Leia a reportagem no link a seguir:
10 hábitos de milionários que qualquer pessoa pode adotar no dia a dia
O PRIMEIRO PASSO: SE PROTEGER DOS GOLPISTAS
De que adianta acumular patrimônio se negligenciarmos os cuidados com a segurança, falhando com a proteção de nossos dados? Ao longo do ano, a FastCo Money trouxe uma série de reportagens com dicas de como se proteger de diferentes tipos de golpes. Desde os mais conhecidos, como o do boleto com dados falsos, passando pelo cartão de crédito trocado na hora de fazer o pagamento, e alguns mais recentes.
É o caso dos golpes que procuram usar vídeos curtos no TikTok que copiam programas oficiais de recompensa com a promessa de pagar um bom dinheiro.
A isca é um clicar em um site externo para saber se tem direito à recompensa. E lá está a porta aberta para que os golpistas acessem suas informações pessoais e financeiras. Saiba mais no link:
Novo golpe no TikTok usa falso programa de recompensa de R$ 2 mil; saiba como se proteger
Confira estas e outras reportagens.
APROVEITE PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DA FASTCO MONEY. Assine a nossa NEWSLETTER semanal. Inscreva-se aqui