IPVA 2026: veja até quando é possível pagar o imposto e relembre o calendário

Calendário mantém desconto à vista e oferece diferentes formas de parcelamento

Carros estacionados
Outra mudança prevista é a possibilidade de parcelar a taxa de licenciamento anual. Créditos:Pixabay.

Guynever Maropo 2 minutos de leitura

Com a aproximação de 2026, vários estados brasileiros já divulgaram os calendários do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) obrigatório para proprietários de veículos. A cobrança envolve datas específicas, descontos para pagamento antecipado e diferentes limites de parcelamento.

O imposto é exigido para a regularização do licenciamento. Cada estado define prazos, percentuais e formas de pagamento, o que cria um cenário desigual entre os estados.

Em 2026, os calendários começam majoritariamente entre janeiro e abril. Em alguns casos, pagar antes garante economia significativa, enquanto em outros o parcelamento se torna a principal alternativa para organizar o orçamento

Leia mais: IPVA 2026: saiba quem tem direito à isenção e como pedir.

QUE TAL FAZER PARTE DA COMUNIDADE DA FASTCO MONEY? Assine a nossa NEWSLETTER semanal. Inscreva-se aqui

Relembre o calendário de pagamento do IPVA 2026

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, o calendário do IPVA 2026 começa em 21 de janeiro, com vencimento da cota única e da primeira parcela conforme o final da placa.

O estado concede desconto de 3% para pagamento à vista e permite parcelamento em até três vezes, com vencimentos entre janeiro e abril.

Goiás

Em Goiás, o calendário do IPVA 2026 tem início em 15 de janeiro, data que marca tanto a cota única com desconto quanto a primeira parcela.

O pagamento à vista garante desconto de 8%, enquanto o parcelamento pode chegar a nove ou dez parcelas, com vencimentos sempre no dia 15 de cada mês.

São Paulo

Em São Paulo, o pagamento do IPVA 2026 tem início entre 12 e 23 de janeiro, conforme o número final da placa.
A quitação à vista em janeiro garante desconto de 3%, enquanto o parcelamento pode ser feito em até cinco parcelas mensais consecutivas.

Paraná

No Paraná, os vencimentos da cota única e da primeira parcela ocorrem entre 9 e 15 de janeiro de 2026.
O estado oferece desconto de 6% para pagamento à vista e permite parcelamento em até cinco vezes, com calendário definido por grupos de placas.

Leia mais: IPVA ganha novo limite de cobrança; veja quem recebe isenção.

Bahia

Na Bahia, o pagamento antecipado do IPVA 2026 começa em 10 de fevereiro, data-limite para garantir desconto de 15% na cota única.

Quem opta pelo parcelamento pode iniciar o pagamento a partir de março, com até cinco parcelas mensais, conforme o final da placa.

Leia mais: Carro elétrico sem IPVA? Veja os estados que já confirmaram a isenção.

Espírito Santo

No Espírito Santo, o calendário do IPVA 2026 começa em abril, com vencimentos entre os dias 1º e 8.
O estado concede desconto de 15% para pagamento à vista e permite parcelamento em até seis parcelas, com vencimentos até setembro.

Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, o pagamento do IPVA 2026 pode começar ainda em dezembro de 2025, com descontos maiores para quem antecipa.

O parcelamento em 2026 ocorre em até seis parcelas, com vencimentos no último dia útil de cada mês, de janeiro a junho.

Você pode se interessar também:

Com regras claras, desconto para pagamento à vista e diferentes formas de parcelamento, o IPVA de 2026 prepara os proprietários de veículos para o pagamento do imposto.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais