Moto elétrica ganha bateria que carrega 300 km em 10 minutos
Startup finlandesa diz ter colocado bateria de estado sólido em veículo de produção, com mais segurança, menor custo e recarga ultrarrápida.

Uma pequena startup finlandesa afirma ter feito o que as maiores montadoras do mundo ainda lutam para fazer: colocar uma bateria de estado sólido em um veículo de produção, começando com uma motocicleta que pode carregar quase 320 quilômetros de autonomia em apenas 10 minutos (ou menos, com um carregador de alta velocidade).
“Nos últimos 15 anos, toda a indústria de baterias automotivas tem falado sobre baterias de estado sólido — que elas são o futuro”, diz Marko Lehtimäki, CEO da Donut Lab, a startup que fabrica a nova bateria. “Mas até hoje, apesar de toda a conversa, nunca houve um único veículo de produção que utilizasse baterias de estado sólido. Elas só foram usadas em nível de laboratório.”
A Verge Motorcycles, uma startup de motocicletas elétricas, está utilizando a nova bateria em uma moto que será entregue aos clientes neste trimestre. A Donut Lab, que surgiu como uma spin-off da Verge, também está em negociações com cerca de 100 empresas de veículos elétricos interessadas em adotar baterias de estado sólido.
DIFERENÇAS DA NOVA BATERIA
As baterias de estado sólido oferecem grandes vantagens em relação às baterias de íon-lítio convencionais. Elas utilizam um eletrólito sólido em vez de líquido ou gel, sendo mais seguras e sem risco de incêndio.
Além disso, são mais eficientes e carregam muito mais rápido, num tempo semelhante ao do abastecimento com gasolina. A Verge anuncia que a nova bateria de sua motocicleta pode adicionar 300 km de autonomia em 10 minutos, embora tecnicamente possa ser carregada em apenas 5 minutos com um carregador de alta potência; o veículo oferece até 600 km de autonomia total.
As baterias de estado sólido também não se degradam tão rapidamente. E, no caso da Donut Lab, a bateria é feita de materiais de baixo custo e abundantes em todo o mundo. A nova bateria pode ajudar a evitar o problema da rápida desvalorização dos veículos elétricos.
Leia mais: Ímãs sem terras raras? Empresa dos EUA tenta quebrar dependência da China : Moto elétrica ganha bateria que carrega 300 km em 10 minutos“Essa bateria dura várias vidas úteis de um carro ou motocicleta”, diz Lehtimäki. “Então, esse é outro ponto muito importante. Você pode ter certeza de que não haverá degradação ao longo da vida útil de uma motocicleta. Se houver um novo modelo e você quiser vender a versão anterior, saberá que ela estará como nova em termos de bateria.”
PROMESSA DE MAIS AGILIDADE
A startup ainda está em processo de patenteamento da tecnologia e se recusou a compartilhar sua composição química específica ou metodologia de produção. As montadoras interessadas em usar as baterias tiveram acesso a mais detalhes mediante um acordo de confidencialidade, diz Lehtimäki. Mas a fabricante argumenta que conseguiu superar outras empresas que trabalham com baterias de estado sólido por ser mais ágil.
A startup argumenta que conseguiu superar outras empresas que trabalham com baterias de estado sólido por ser mais ágil. “Quando você tem pequenos grupos de engenheiros muito talentosos trabalhando em uma visão única, onde é permitido correr riscos, pensar fora da caixa e experimentar coisas novas — o que é bastante difícil em ambientes corporativos —, geralmente são as empresas jovens que trazem novas tecnologias e inovações para o mercado”, diz Lehtimäki.
A Donut Lab já havia projetado um motor de alto desempenho para veículos elétricos que se encaixa dentro das rodas.
DO TAMANHO DE UMA MALA
As baterias têm células aproximadamente do tamanho de celulares, organizadas em módulos maiores. Na motocicleta, o conjunto completo de baterias tem a dimensão aproximada de uma mala; para armazenamento de energia em uma usina, o sistema pode ser dimensionado para preencher um contêiner com células de bateria.
Leia mais: Fora da garagem: cidade no RS testa carregamento público para carros elétricos: Moto elétrica ganha bateria que carrega 300 km em 10 minutosAs baterias, que a Donut Lab produz em sua própria fábrica na Finlândia, também podem ser fabricadas em formatos personalizados, o que significa que podem ser facilmente integradas ao design de carros elétricos ou outros veículos atuais. Em uma demonstração, a equipe retirou um conjunto de baterias intercambiáveis de uma scooter popular no Sudeste Asiático e o recriou.
“Nós simplesmente pegamos as dimensões e criamos uma bateria exatamente nesse formato”, diz Lehtimäki. “Isso significa que ela pode ser instalada nos 100 milhões de scooters na Ásia como uma substituta direta. E podemos literalmente fabricá-las em qualquer tamanho, para que as montadoras não precisem fazer nenhuma alteração.”
MOVIMENTO DA CONCORRÊNCIA
É claro que algumas montadoras já investiram pesado na fabricação de suas próprias baterias de íon-lítio convencionais e não conseguiram fazer a transição imediatamente. Mas Lehtimäki afirma que outras estão considerando adotar rapidamente as novas baterias.
Leia mais: Nvidia lança projeto de IA que promete revolucionar veículos autônomos: Moto elétrica ganha bateria que carrega 300 km em 10 minutosA Cova Power, uma empresa que eletrifica reboques para caminhões, planeja usar as novas baterias. Diversas montadoras também estão em processo de instalação delas em carros, diz Lehtimäki, embora sua empresa ainda não possa afirmar com certeza para os fabricantes.
No passado, um dos maiores desafios para as baterias de estado sólido era o custo. Mas a Donut Lab afirma que seus custos são competitivos porque utiliza materiais facilmente disponíveis.
“Os materiais são o principal fator de custo das baterias”
Marko Lehtimäk, da Donut Lab
“Os materiais são o principal fator de custo das baterias”, diz Lehtimäki. “É por isso que já conseguimos produzi-las hoje a preços mais baixos do que os de íon-lítio para o cliente final, que é o fabricante de equipamentos originais (OEM). Isso significa que, se você tem uma empresa consolidada que produz, digamos, 100.000 SUVs por ano, e que negociou o custo de suas baterias por uma década, podemos ir até ela e oferecer imediatamente essas baterias melhores pelo mesmo preço que ela paga hoje.”
Empresas que precisam de armazenamento de energia — como data centers, estações de recarga para veículos elétricos ou usinas solares, por exemplo — também poderiam adotar rapidamente as novas baterias. “Elas podem ter um carregamento três ou quatro vezes mais rápido do que o atual”, diz Lehtimäki, “com custos menores.”