Aliada de Trump é a nova presidente da Meta; veja detalhes

Conheça a executiva com forte ligação política que assume cargo estratégico na big tech

Aliados governo Trump
Ela também mantém trânsito direto entre lideranças políticas e financeiras de Washington. Crédito: imagem gerada com auxílio de IA ChatGPT.

Guynever Maropo 2 minutos de leitura

A Meta anunciou, na última segunda-feira (12), a nomeação de Dina Powell McCormick para os cargos de presidente e vice-presidente do conselho da empresa. A executiva é conselheira do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e tem longa trajetória nos meios político e financeiro.

De acordo com o comunicado oficial da Meta, a experiência internacional da executiva deve ser decisiva para a próxima fase de crescimento, e também fortalece a governança global da empresa.

Dina Powell McCormick atuou como assessora sênior de Trump na Casa Branca. Ela também mantém trânsito direto entre lideranças políticas e financeiras de Washington.

Leia mais: Governo Trump derruba proposta de controle produto cancerígeno em cosméticos.

Na rede social Bluesky, o presidente Donald Trump publicou mensagem parabenizando a executiva. A postagem afirma que ela é uma excelente escolha de Mark Zuckerberg e destaca sua atuação estratégica.

Trump just bragged that one of his loyalists is now the president of META.Just a reminder that Threads is owned by META.

PatriotTakes 🇺🇸 (@patriottakes.bsky.social) 2026-01-12T15:06:03.289Z

A empresa informou que Dina já participava do conselho e teve papel relevante no avanço de projetos ligados à Inteligência Artificial. A atuação incluiu decisões sobre infraestrutura, energia e conectividade em escala global.

NOVA FASE DA META

Com a expansão dos projetos, a Meta passa a investir em modelos físicos e financeiros de grande porte. A estratégia envolve centros de dados, sistemas de energia e redes globais de conexão.

Segundo Mark Zuckerberg, a experiência de Dina em finanças globais e suas relações internacionais ajudam a empresa a enfrentar a nova fase. Ele afirma que a executiva reúne perfil técnico e político para o momento atual.

Dina fará parte da equipe de gestão e ajudará a definir a estratégia geral da empresa. Ela atuará junto às áreas de computação e infraestrutura.

Também caberá à executiva liderar parcerias estratégicas e ampliar a capacidade de investimento de longo prazo. A Meta afirma que o objetivo é gerar impacto econômico positivo nas regiões onde atua.

Leia mais: Meta “manipulou um pouco” resultados da nova geração de IA, admite cientista-chefe.

TRAJETÓRIA PROFISSIONAL

Dina tem mais de 25 anos de experiência em finanças globais, segurança nacional e desenvolvimento econômico. Ela trabalhou por 16 anos no Goldman Sachs como sócia em cargos de liderança.

Durante esse período, liderou programas como 10.000 mulheres, 10.000 pequenas empresas e um milhão de mulheres negras. As iniciativas buscaram ampliar oportunidades econômicas em vários países.

No setor público, atuou para dois presidentes dos Estados Unidos. Foi vice-conselheira de Segurança Nacional de Donald Trump e conselheira sênior da Casa Branca.

Antes disso, trabalhou no governo George W. Bush como secretária de Estado adjunta. Mais recentemente, ocupou cargos de liderança na BDT & MSD Partners.

Leia mais: Shutdown nos EUA: o que muda com a paralisação do governo.

RETORNO AO CONSELHO

Dina havia ingressado no conselho da Meta em abril de 2025. Ela deixou o cargo em dezembro, segundo registro na SEC, e agora retorna como executiva.

A nomeação ocorre em meio a maior pressão regulatória sobre empresas de tecnologia. A Meta informou que a mudança tem efeito imediato.

Meta não anunciou outras alterações na estrutura de governança, mas afirmou que a nova presidente terá papel central na condução da próxima fase da empresa.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais