Governo Trump congela emissão de visto americano para Brasil e mais 74 países; entenda
Nova regra que suspende emissão de visto americano deixa de fora os turistas; estão na lista de autorizações "congeladas" países como Rússia, Cuba, Tailândia, Irã e Butão

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira (14), suspender por tempo indeterminado o processo de novas emissões de vistos americanos para o Brasil e outros 74 países.
A decisão foi confirmada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos e terá duração indeterminada.
De acordo com a Fox News, primeiro veículo a divulgar a informação, a medida busca endurecer a aplicação das regras migratórias contra candidatos considerados com potencial de se tornarem um custo para os cofres públicos americanos.
O documento orienta funcionários consulares a negar pedidos de visto com base na legislação já existente e conforme a nacionalidade. A diretriz vale enquanto o Departamento de Estado conduz uma revisão ampla dos processos de triagem, verificação e segurança.

Leia mais: Entenda por que Trump quer a Groenlândia
Pelas novas regras, que entram em vigor no dia 21 de janeiro, só será afetado quem depender de um visto para imigrante. Turistas e viajantes a negócios estariam de fora do chamado "congelamento" de concessão de vistos.
Além do Brasil, a relação de países citados inclui Rússia, Nigéria, Afeganistão, Irã, Iraque, Egito, Somália, Tailândia e Iêmen, entre outros. O governo dos Estados Unidos ainda não divulgou a lista oficial completa, a informação também é da Fox News.
Leia mais: Elon Musk diz que poupar para a aposentadoria será inútil
Até o momento, o Departamento de Estado não informou quando a reavaliação será concluída.
O porta-voz do Departamento de Estado, Tommy Piggott, afirmou que a decisão se apoia em prerrogativas históricas da política migratória do país. Segundo ele, a pasta pretende impedir a entrada de imigrantes que possam depender de benefícios públicos.
De acordo com o porta-voz, a imigração a partir desses países permanecerá suspensa enquanto o governo revisa os critérios de concessão. O objetivo declarado é reforçar o controle sobre estrangeiros considerados de risco ao sistema de assistência social.

A Fast Company Brasil entrou em contato com a Embaixada dos EUA em Brasília, que encaminhou nota emitida pelo Departamento dos Estados Unidos. Informa o texto:
"O Departamento de Estado suspenderá o processamento de vistos de imigrante de 75 países cujos migrantes recorrem a programas de assistência social pagos pelo povo americano em taxas inaceitáveis. O congelamento permanecerá em vigor até que os EUA possam garantir que os novos imigrantes não extrairão riqueza do povo americano".
Já o Itamaraty não comentou até agora a decisão e informou apenas que informações sobre os vistos deveriam ser buscadas na embaixada americana.
CONFIRA ABAIXO A LISTA COMPLETA DE PAÍSES AFETADOS PELA MEDIDA:
- Brasil
- Afeganistão
- Albânia
- Argélia
- Antígua e Barbuda
- Armênia
- Azerbaijão
- Bahamas
- Bangladesh
- Barbados
- Bielorrússia
- Belize
- Butão
- Bósnia
- Mianmar (antiga Birmânia)
- Camboja
- Camarões
- Cabo Verde
- Colômbia
- Costa do Marfim
- Cuba
- República Democrática do Congo
- Dominica
- Egito
- Eritreia
- Etiópia
- Fiji
- Gâmbia
- Geórgia
- Gana
- Granada
- Guatemala
- Guiné
- Haiti
- Irã
- Iraque
- Jamaica
- Jordânia
- Cazaquistão
- Kosovo
- Kuwait
- Quirguistão
- Laos
- Líbano
- Libéria
- Líbia
- Macedônia do Norte
- Moldávia
- Mongólia
- Montenegro
- Marrocos
- Nepal
- Nicarágua
- Nigéria
- Paquistão
- República do Congo
- Rússia
- Ruanda
- São Cristóvão e Névis
- Santa Lúcia
- São Vicente e Granadinas
- Senegal
- Serra Leoa
- Somália
- Sudão do Sul
- Sudão
- Síria
- Tanzânia
- Tailândia
- Togo
- Tunísia
- Uganda
- Uruguai
- Uzbequistão
- Iêmen
Esta matéria será atualizada assim que novas informações oficiais forem divulgadas.