Como a Kia irritou fãs ao trocar o logo e chegou a recordes de vendas
Cinco anos após a mudança polêmica, a montadora vive seu melhor momento nos Estados Unidos

Há cinco anos, neste mês, a Kia deu o que parecia, na época, um golpe duro em sua marca com um novo logotipo enigmático. Hoje, suas vendas nos EUA nunca estiveram tão altas.
A Kia América anunciou um aumento de 7% no faturamento em 2025, após comercializar um recorde de 852.155 unidades nos EUA no ano passado. É o terceiro recorde anual consecutivo de vendas para a divisão americana da montadora sul-coreana. O feito foi impulsionado pelo forte crescimento da procura por veículos como o sedã K4 e os SUVs Sportage e Telluride.
A participação de mercado da Kia nos EUA nunca foi tão grande. O CEO da América do Norte, Sean Yoon, disse em um comunicado à imprensa que os números indicam "a força da marca Kia e a competitividade de nossos modelos".
Isso também demonstra que uma reação impulsiva a uma reformulação da marca não é garantia de sucesso futuro.
Em janeiro de 2021, a Kia abandonou seu antigo logotipo, que exibia seu nome claramente em letras maiúsculas dentro de um emblema oval, e o substituiu por sua marca atual, que apresenta o nome Kia em letras angulares.
Inicialmente, os consumidores acharam o novo logotipo confuso. Conforme os veículos com o novo emblema começaram a circular naquele ano, as buscas online por “carro KN” dispararam. Alguns motoristas pareciam confundir o “A” futurista sem a barra transversal na nova marca com um “N” invertido, ou presumiam que se tratava de uma nova marca.

Mesmo que as pessoas não o tenham compreendido inicialmente, o novo logotipo da Kia ao menos conseguiu transmitir uma imagem voltada para o futuro. E, de fato, ele foi concebido para representar mudança e inovação, conforme declarado pela empresa na época.
A reformulação da marca Kia ocorreu em meio a uma onda de mudanças em toda a indústria automobilística no final da década de 2010 e início da década de 2020.
Leia mais: Será que pessoas bem-sucedidas tomam menos decisões, como diz Bezos?: Como a Kia irritou fãs ao trocar o logo e chegou a recordes de vendasCom a ascensão dos veículos elétricos e a crescente presença de concorrentes como Tesla e Rivian no mercado, as montadoras, nos últimos anos, têm reformulado suas marcas com logotipos planos, adequados para telas digitais, ou com fontes projetadas para um visual futurista.
“A indústria automotiva está passando por um período de rápida transformação, e a Kia está proativamente moldando e se adaptando a essas mudanças”, afirmou o CEO da Kia, Ho Sung Song, em 2021, sobre a reformulação da marca da empresa.

Entre as reformulações de marcas automotivas do início da década de 2020, a reação negativa à drástica mudança de logotipo da Jaguar em 2024 pareceu um sinal de alerta após a montadora britânica de luxo introduzir uma marca com o nome da empresa em fonte sem serifa. O sucesso da Kia, no entanto, deve servir de lição.
Leia mais: Elon Musk diz que poupar para a aposentadoria será inútil : Como a Kia irritou fãs ao trocar o logo e chegou a recordes de vendasA reformulação da marca da Kia também foi drástica, mas o crescimento de suas vendas demonstra que a empresa cumpriu suas promessas aos clientes. A marca está acima da média no estudo de confiabilidade de veículos da J.D. Power nos EUA em 2025, e a empresa oferece modelos por menos de US$ 25.000, em um momento em que esse é o preço mínimo para carros novos. Em uma época de aumento dos custos dos automóveis, é uma receita para o sucesso.