TikTok sob controle americano adota política de dados mais agressiva

O app agora vai monitorar a localização física, a atividade na internet e as interações dos usuários dos EUA com suas ferramentas de inteligência artificial

monitoramento de dados de geolocalização pelo celular
Créditos: sankai/ Ton Pornprasit Panada/ Getty Images

Michael Grothaus 4 minutos de leitura

As operações do TikTok nos Estados Unidos agora são administradas por uma nova joint venture norte-americana, encerrando um debate que se arrastava havia anos sobre a possibilidade de o aplicativo ser banido dos EUA. A boa notícia para os usuários locais é que o acordo garante que o TikTok continuará operando dentro das fronteiras do país.

Mas também há más notícias.

Sucessivas administrações dos EUA – tanto a de Biden quanto a de Trump – argumentaram que o TikTok representava uma ameaça à segurança nacional dos Estados Unidos e de seus cidadãos, em parte por causa dos dados que o aplicativo coleta.

Embora todas as redes sociais coletem dados de seus usuários, autoridades sustentaram que a coleta feita pelo TikTok era um risco (enquanto a do Facebook, por exemplo, não seria), porque o aplicativo de vídeos curtos mais popular do mundo pertencia à ByteDance, uma empresa chinesa. Vale lembrar que a mudança de dono vale apenas para a operação dos EUA.

A ironia é que o TikTok passará a coletar ainda mais dados dos usuários agora do que quando estava sob o controle da ByteDance. Os novos proprietários – entre eles a Oracle, de Larry Ellison, a empresa de capital de risco Silver Lake e a companhia de investimentos MGX, dos Emirados Árabes – deixaram isso claro em uma atualização recente da política de privacidade e dos termos de serviço do aplicativo.

Se essa nova coleta de dados te deixa desconfortável, há algumas medidas que você pode adotar para reduzir o impacto.

COMO IMPEDIR A COLETA DE DADOS

Quando as operações do TikTok nos EUA ainda pertenciam à ByteDance, o aplicativo não coletava dados de localização por GPS dos usuários norte-americanos. Isso mudou.

Os novos controladores afirmam que, “se você optar por ativar os serviços de localização do aplicativo TikTok nas configurações do seu dispositivo, coletaremos informações de localização aproximada ou precisa do seu aparelho”.

Permitir que o TikTok – ou qualquer rede social – acesse sua localização pode até significar ver conteúdos mais relevantes sobre eventos ou criadores próximos a você.

Mas não há motivo para que o aplicativo saiba sua localização exata por GPS, que pode revelar onde você está com precisão de poucos metros. Felizmente, é possível bloquear esse acesso usando as configurações do próprio celular.

No iPhone:

  • Abra o app Ajustes.
  • Toque em Apps.
  • Toque em TikTok.
  • Toque em Localização.
  • Defina o acesso à localização como “Nunca”.

No Android:

  • Encontre o app do TikTok na tela inicial, toque e segure o ícone.
  • Toque em “Informações do app”.
  • Toque em “Permissões”.
  • Toque em “Localização”.
  • Selecione “Não permitir”.

COMO LIMITAR A PUBLICIDADE DIRECIONADA

A principal fonte de receita do TikTok sempre foi a exibição de anúncios dentro do aplicativo. Mas, nos termos de serviço atualizados pelos novos donos, agora fica claro que o TikTok usará tanto os dados que coleta diretamente quanto informações obtidas por meio de parceiros terceiros para direcionar anúncios relevantes dentro e fora da plataforma.

Como afirma o documento: “você concorda que podemos personalizar anúncios e outros conteúdos patrocinados de criadores, anunciantes e parceiros, exibidos dentro e fora da plataforma, com base, entre outros fatores, em informações que recebemos de terceiros”.

Leia mais: 5 pontos que mostram como o TikTok mudou profundamente nossa cultura

Infelizmente, até o momento, os novos proprietários do TikTok não parecem oferecer aos usuários norte-americanos uma forma de desativar anúncios personalizados.

Ainda assim, usuários de iPhone podem ao menos impedir que o TikTok rastreie suas atividades em outros aplicativos e sites usando o recurso Transparência no Rastreamento de Apps, do iOS.

  • Abra o app Ajustes no iPhone.
  • Toque em Privacidade e Segurança.
  • Toque em Rastreamento.
  • Na lista de aplicativos, certifique-se de que o botão ao lado do TikTok esteja desativado (em branco).

Atualmente, o Android não oferece um recurso equivalente ao da Apple.

MONITORAMENTO DAS INTERAÇÕES COM IAs

Como a maioria das redes sociais, o TikTok vem adicionando gradualmente recursos de inteligência artificial. Um deles, chamado AI Self, permite que usuários enviem uma foto e a transformem em um avatar gerado por IA.

Como a revista "Wired" já havia apontado, os novos donos do TikTok incluíram uma seção inédita na política de privacidade informando que o aplicativo pode coletar e armazenar dados relacionados às “interações com IA, incluindo prompts, perguntas, arquivos e outros tipos de informações enviados às nossas interfaces baseadas em IA, bem como as respostas que elas geram”.

o TikTok vai coletar ainda mais dados agora do que quando estava sob o controle da ByteDance.

Isso significa que qualquer conteúdo enviado para usar recursos de IA do TikTok – ou mesmo os prompts que os usuários norte-americanos escreverem – pode ser retido pela empresa. E não há nenhuma configuração interna no aplicativo, nem ajustes no iPhone ou no Android, que permitam contornar essa coleta de dados.

Na prática, os usuários do TikTok nos EUA têm apenas uma opção se não quiserem que os novos proprietários coletem dados sobre suas interações com IA: não usar os recursos de inteligência artificial do aplicativo.


SOBRE O AUTOR

Michael Grothaus é escritor, jornalista, ex-roteirista e autor do romance "Epiphany Jones". saiba mais