Como o design ajudou a Manfrotto a descomplicar o tripé
A Manfrotto trabalhou com a Layer para projetar um tripé fácil de usar, criado para a nova era da criação de conteúdo

O humilde tripé é um elemento pouco valorizado, mas essencial em qualquer sessão de foto ou filmagem. Ele é fundamental para manter enquadramentos nivelados e movimentos de câmera suaves. À primeira vista, parece um equipamento o mais simples possível: três pernas e um suporte no topo.
Mas, como qualquer fotógrafo ou cineasta sabe, montar um tripé corretamente pode envolver dezenas de partes móveis, travas, pivôs e ajustes. Um novo sistema de tripé da fabricante italiana de equipamentos fotográficos Manfrotto transforma todo esse processo em um único movimento fluido.
O design do Manfrotto One permite que suas três pernas sejam abertas simultaneamente, se estendendo em conjunto até o comprimento desejado e travando no lugar com uma única alavanca.
Graças a um encaixe superior com base esférica, a câmera pode ser nivelada em um único movimento. E um suporte desenvolvido sob medida possibilita trocar de câmera em questão de segundos.
- O que está por trás da câmera da Fujifilm que virou febre no TikTok
- Nano Banana: IA do Google agora restaura fotos antigas com alta qualidade; veja qual comando usar
- Esta câmera de Lego não é de brinquedo, ela tira fotos de verdade
- Na era da imagem digital, a fotografia analógica ensaia um renascimento
A ideia foi adaptar esse equipamento essencial à forma como os criadores de conteúdo vêm misturando diferentes tipos de mídia. Cada vez mais, produtores alternam rapidamente entre câmeras fotográficas e celulares, mudam de foto para vídeo e variam entre enquadramentos horizontais e verticais.
Projetado pelo estúdio londrino de design industrial Layer, o tripé Manfrotto One foi repensado de todos os ângulos para ser mais fácil de usar e mais adaptável a condições dinâmicas.
“Você movimenta ou faz uma panorâmica com a câmera, depois consegue soltá-la para fazer algumas imagens à mão, coloca de volta no tripé e reajusta rapidamente a altura ou o ângulo do conjunto. São esses elementos de transição que permitem velocidade de uso e uma interação o mais fluida possível”, diz o designer industrial Benjamin Hubert, fundador da Layer.

Apesar de sua aparência simples, um tripé é um equipamento altamente complexo – e redesenhá-lo para funcionar com rapidez esteve longe de ser uma tarefa trivial.
A Manfrotto procurou a Layer cerca de dois anos atrás. O estúdio é conhecido por projetos conceituais e de produto que vão de assentos de avião e cadeiras de rodas a carteiras de criptomoedas e brinquedos para cães.
Hubert e sua equipe desmontaram o tripé em centenas de componentes individuais e repensaram o que fazia cada um deles funcionar de forma suave.


“Todas as alavancas de ajuste, todos os pontos de fixação, todas as articulações estão ali porque precisam estar do ponto de vista funcional”, diz Hubert. “Gerenciar todo esse ‘ruído’ e essa quantidade de elementos foi um dos maiores desafios.”
Depois de passar por centenas de componentes prototipados e reduzir as opções a um conjunto viável, a Layer apresentou seus designs como um kit de peças, com elementos intercambiáveis e uma lógica comum. Ao combinar o melhor de cada solução, chegaram ao que se tornaria o One.

Com foco na rapidez com que o tripé pode ser aberto e na facilidade de trocar câmeras, o design priorizou o tamanho e a posição das alavancas principais, garantindo que elas pudessem ser acionadas quase sem esforço.
Os designers também repensaram as pernas telescópicas tradicionais e criaram um sistema em que as pernas se estendem tanto para cima quanto para baixo a partir de um eixo central, permitindo controlar o comprimento com uma única alavanca.
Em vez de esconder peças ou disfarçar os elementos funcionais do tripé, a Layer optou por destacar visualmente as partes móveis mais importantes no conjunto. “É como um esqueleto permanentemente exposto”, diz Hubert.
Leia mais: Como criar uma foto profissional com o ChatGPT; veja passo a passo simples
Com preço inicial de US$ 499, o sistema de tripé Manfrotto One talvez não seja o equipamento ideal para o usuário médio do TikTok. Ainda assim, seu design engenhoso e sua versatilidade podem fazer até amadores olharem para seus tripés antigos com um certo olhar de desprezo.