Grandes feiras do livro devem acontecer na capital paulista mês que vem; veja mais
Com agendas próximas e propostas complementares, as feiras devem transformar São Paulo em um dos principais polos literários do país nas próximas semanas

São Paulo se prepara para receber duas grandes feiras literárias nas próximas semanas, reunindo editoras, autores e leitores em eventos gratuitos e com ampla programação cultural. A 8ª Feira do Livro da Unesp acontece de 13 a 17 de maio, no Memorial da América Latina.
Já a Feira do Livro 2026 será realizada entre 30 de maio e 7 de junho, na Praça Charles Miller. As iniciativas apostam no acesso democrático à leitura e em encontros entre o público e a produção literária nacional e internacional.
DESCONTOS E VARIEDADE MARCAM FEIRA DA UNESP
A tradicional Feira do Livro da Unesp chega à sua oitava edição com foco na oferta de livros a preços reduzidos. Editoras participantes assumem o compromisso de oferecer, no mínimo, 50% de desconto sobre o valor de capa, o que costuma atrair milhares de visitantes ao evento.
O público encontrará títulos de diferentes áreas, que vão da literatura infantil e juvenil aos livros acadêmicos e profissionais, além de obras religiosas e de entretenimento. A proposta é atender perfis variados de leitores e estimular a formação de novas bibliotecas pessoais.
Além da venda de livros, a feira contará com atividades culturais presenciais e virtuais. A organização também disponibiliza previamente informações sobre as editoras e seus catálogos, permitindo que os visitantes planejem suas compras com antecedência.
FESTIVAL LITERÁRIO OCUPA O PACAEMBU
Poucos dias depois, a capital paulista recebe mais um grande evento dedicado à leitura. A Feira do Livro 2026 transforma a região do Pacaembu em um espaço de convivência cultural por nove dias.
Com mais de 250 convidados confirmados, a programação inclui debates, oficinas, sessões de autógrafos e atividades voltadas para diferentes públicos.
A proposta da curadoria é promover encontros entre autores de ficção e não ficção, reunindo nomes consagrados e novos talentos.
A presença de escritores da América do Sul é um dos destaques desta edição, reforçando o diálogo entre a literatura brasileira e latino-americana. Também estão previstas atividades voltadas a gêneros como suspense, drama e narrativas contemporâneas.
ACESSO GRATUITO E INCENTIVO À LEITURA
Ambos os eventos têm entrada gratuita, o que amplia o acesso do público e fortalece o papel das feiras como espaços de formação cultural. Em comum, as duas iniciativas apostam na diversidade de gêneros, na circulação de ideias e no incentivo ao hábito da leitura.
Com agendas próximas e propostas complementares, as feiras devem transformar São Paulo em um dos principais polos literários do país nas próximas semanas, reunindo leitores em torno de livros, debates e experiências culturais.