5 perguntas para Ricardo Sales, da Mais Diversidade
Fundador da maior consultoria de diversidade e inclusão da América Latina fala sobre a valorização das diferenças
Ricardo Sales começou a trabalhar com ESG (leia-se diversidade e inclusão) bem no início da sua carreira, aos 22 anos. Hoje é fundador e sócio diretor de consultoria Mais Diversidade, referência no setor na América Latina. Seu primeiro trabalho de destaque foi o reposicionamento da marca Skol, que abandonou o passado machista num trabalho conduzido por ele ao longo de quase três anos. A Mais Diversidade acaba de lançar o instituto + Diversidade, cujo objetivo é dar protagonismo profissional à a população LGBTQIA+ e fomentar o empreendedorismo. Nesta entrevista à Fast Company Brasil, Ricardo Sales fala sobre a importância do pensamento crítico, da valorização das diferenças e de reservar um tempo para si mesmo.
O que é inovação?
É usar o repertório de referências construído na vida para lançar olhares novos sobre problemas antigos. Sou viciado em informação e amo estudar os temas mais diversos. Um dia, quando menos espero, aquelas informações ganham utilidade e me ajudam a pensar em soluções inovadoras para minha empresa e nossos clientes.
Quais as habilidades mais importantes para liderar nos tempos atuais?
Pensamento crítico, para não comprar a primeira versão que lhe oferecem. Adaptabilidade, para dar conta de tanta mudança. E alteridade, para entender que existe um outro além de mim e que eu construo quem sou na troca com ele.
O que o conceito de sustentabilidade representa para o seu negócio?
existe um outro além de mim e eu construo quem sou na troca com ele.
Sustentabilidade é a própria essência da atuação da Mais Diversidade. Somos agentes de transformação por um mundo com mais respeito, justiça e amor. Trabalhamos dia a dia para ajudar as empresas a serem mais competitivas a partir da valorização das diferenças e da inclusão de todas as pessoas.
O que qualidade de vida significa para você?
Ter tempo para os maiores luxos da vida: tirar um cochilo à tarde no fim de semana, brincar com meus sobrinhos e viajar para lugares que me tirem do eixo – seja tranquilizando, seja provocando a mente. Não tenho conseguido equilibrar tudo, mas mantenho a tentativa. Em algumas épocas flui melhor, em outras nem tanto, mas seguimos adiante.
Qual o seu conselho para quem quer ter sucesso nos negócios e na vida?
Entenda o que é sucesso para você, para além dessas fórmulas prontas que tentam nos vender. Saiba o que realmente importa na sua vida e procure usar a trajetória dos outros como inspiração, não como modelo a seguir.