Reset Day chega ao Brasil: um convite para se desligar de telas por um dia
Iniciativa é um convite para que pessoas de todas as idades reservem algumas horas do dia para sair das telas e voltar para a vida presencial

A Outward Bound Brasil (OBB) está trazendo o Reset Day, movimento global criado pela Outward Bound nos Estados Unidos. Em 26 de setembro, mesma data da segunda edição norte-americana, acontece a primeira edição brasileira.
O Reset Day é um convite para que pessoas de todas as idades reservem algumas horas do dia para sair das telas e voltar para a vida presencial. O conceito resume bem a proposta: "Um dia fora das redes. Você dentro da vida."
Não é uma cruzada contra a tecnologia, longe disso, e sim um convite ao uso consciente dela. A ideia não é desconectar as pessoas do mundo digital, mas criar espaço para que elas também se conectem com experiências reais: uma caminhada, um encontro em família, uma tarde ao ar livre, sem tela nenhuma no meio.
E estamos precisando: O Brasil é hoje o país que mais tempo passa nas redes sociais: quase quatro horas por dia, em média.
Hoje, 58% dos adolescentes brasileiros relatam já ter enfrentado episódios de ansiedade ou crises de pânico. Apenas 24% procuram os pais quando enfrentam dificuldades emocionais. E mais de 80% não atingem os níveis mínimos de atividade física recomendados pela OMS.
São 35 milhões de crianças e adolescentes vivendo em um ambiente digital cada vez mais intenso, num período que coincide com a popularização das redes sociais. Uma coincidência que merece nossa atenção.
RESET DAY BRASIL
A participação no Reset Day é livre. Cada um escolhe como fazer sua pausa. Na primeira edição nos EUA, em janeiro, mais de 51 mil pessoas participaram, totalizando 328 mil horas de desconexão voluntária. É o tipo de prova de que existe, sim, um desejo represado de pausar – só falta um motivo coletivo para isso.
No Brasil, montamos uma coalizão multissetorial para viabilizar o lançamento: organizações da sociedade civil, empresas, educadores, veículos de mídia como Globo, Estadão, Eletromidia, entre outros, além de influenciadores de diferentes áreas – acadêmicos, atletas, autores e artistas.
58% dos adolescentes brasileiros relatam já ter enfrentado episódios de ansiedade ou crises de pânico.
A iniciativa reúne ainda patrocinadores que também financiam bolsas para jovens em situação de vulnerabilidade em programas educacionais da OBB. Escolas, empresas e famílias poderão organizar suas próprias atividades – caminhadas, rodas de conversa, desafios coletivos –, cada uma no seu formato.
Mais do que uma ação de um dia, a expectativa é que o Reset Day Brasil se torne um compromisso anual, um marco no calendário nacional que cresça a cada edição. E a Outward Bound – organização pioneira na educação experiencial ao ar livre para crianças, adolescentes e adultos – pretende expandir o movimento para novos países.
Não tenho ilusão de que um único dia resolva uma relação tão complexa quanto a que temos com a tecnologia hoje. Mas talvez seja exatamente esse o ponto: não precisa resolver tudo de uma vez. Precisa só começar.