5 perguntas para Manzar Feres, da Globo

Crédito: Divulgação

Claudia Penteado 2 minutos de leitura

Quando assumiu a diretoria de negócios integrados em publicidade da Globo, no início de 2021, Manzar Feres se tornou a primeira mulher a ocupar a liderança da área do maior grupo de mídia da América Latina. Naquele momento, embarcava em um dos maiores desafios de sua carreira: liderar a estratégia de negócio da empresa em meio à sua jornada de consolidação como mediatech.

Antes da Globo, Manzar passou por empresas como IBM, PwC e Serasa Experien. Na Globo desde 2019, ela conquistou o Prêmio Caboré em 2021, na categoria Profissional de Veículo – ano em que também entrou para o seleto grupo das homenageadas do Women to Watch, iniciativa do Grupo Meio & Mensagem que reconhece as profissionais inspiradoras da indústria da comunicação.

Nesta conversa com a Fast Company Brasil, ela fala sobre propósito, impacto, comprometimento, felicidade e valores inegociáveis. 

O que é inovação para você?

Fazer ou criar algo diferente, sempre com propósito de gerar mais valor para a vida das pessoas ou para os negócios, a partir dos inúmeros desafios vividos em nosso dia a dia. Para inovar, é necessário um olhar amplo para todos os setores e esferas da sociedade. O sucesso vem, normalmente, quando a inovação é construída a partir de ideias diversas, inclusivas e multiculturais.

Qual a sua visão de sustentabilidade?

Embora o termo seja usado frequentemente como referência ao meio ambiente, é importante pensarmos em outros aspectos, como a sustentabilidade social, visando políticas e negócios que busquem maior equilíbrio e bem-estar para as pessoas. Assim como a sustentabilidade econômica, importante para que possamos definir estratégias para os negócios com balanço adequado entre curto, médio e longo prazos.

O sucesso vem, normalmente, quando a inovação é construída a partir de ideias diversas, inclusivas e multiculturais.

Sob essa ótica, o investimento em boas práticas de gestão e governança é um ponto fundamental e que ganhou ainda mais relevância com o fortalecimento da agenda ESG. Vejo que atuar sob todos os níveis das práticas ESG tem sido determinante para impactar positivamente a sociedade e o planeta, bem como atingir bons resultados dentro das empresas.

Que habilidades são essenciais para praticar a (boa) liderança nos dias de hoje?

Em primeiro lugar, entender a necessidade de construir e inspirar times diversos, plurais e inclusivos, e os fazer compreender a importância e o propósito do seu trabalho a todo o momento. Além disso, o bom líder é aquele que assume vulnerabilidades e se mantém ao lado da equipe, fomentando o crescimento de todos, além de seu próprio desenvolvimento como gestor.

Diria também que é fundamental que os líderes tenham um bom nível de adaptabilidade, estando comprometidos com os objetivos e desafios diários do negócio, sempre com resiliência e alinhados à cultura da empresa, que são como guias que direcionam a todos em busca de melhores soluções, aprendizado e progresso profissional.  

O que o conceito de qualidade de vida representa para você?

Para mim, qualidade de vida é buscar a felicidade todo dia, sem padrões. É encontrar o balanço entre vida profissional, pessoal, família, saúde e lazer que mais funciona para a realidade de cada pessoa, respeitando a história e a individualidade de cada um.

Qual o melhor conselho que já recebeu na vida?

Seja sempre você mesma, em qualquer situação. E não se afaste dos seus valores inegociáveis.


SOBRE A AUTORA

Claudia Penteado é editora chefe da Fast Company Brasil. saiba mais