Como ajudar a blindar seu emprego diante da recessão
Embora não haja garantias, existem algumas estratégias que você pode adotar para proteger sua carreira
Conforme os temores de uma recessão global vão aumentando e as taxas de juros disparam, um número cada vez maior de empresas tem anunciado cortes de pessoal e congelamento de contratações, em um esforço para reduzir gastos.
As empresas de tecnologia que prosperaram no auge da pandemia foram as primeiras a mostrar sinais de desaceleração: até o momento, mais de 100 mil profissionais de tecnologia foram demitidos em todo o mundo, de acordo com o Layoffs Tracker. Os que antes se sentiam seguros em seus empregos, graças à Grande Demissão e à escassez de pessoal, estão mudando de percepção.
Na verdade, de acordo com o índice norte-americano da TopResume – que acompanha como os candidatos estão se sentindo em relação às condições do mercado de trabalho e à segurança geral do emprego – o sentimento dos entrevistados foi de 92 em julho, uma queda de 11,5% em relação ao ano anterior e a segunda pontuação mais baixa desde que o índice foi calculado pela primeira vez, em abril de 2021.
Se você está preocupado que a onde de demissões atinja sua empresa, agora é a hora de fazer o seu melhor, enquanto se prepara para o pior. A seguir, algumas sugestões de como tornar seu emprego “à prova de recessões”.
DIVULGUE O SEU TRABALHO
Quando decisões sobre empregos estão sendo tomadas, é importante lembrar a chefia da contribuição que você traz para a empresa. Atente para as metas definidas para medir seu desempenho, bem como os principais indicadores de desempenho (KPIs) que a organização usa para medir a saúde dos negócios.
mais de 100 mil profissionais de tecnologia foram demitidos em todo o mundo, de acordo com o Layoffs Tracker.
Se você está cumprindo ou superando suas metas, ou trabalhando em um projeto relacionado a um dos principais KPIs da empresa, certifique-se de que seu chefe esteja ciente disso.
Aproveite a próxima reunião individual com seus superiores para atualizá-los sobre suas funções, responsabilidades e desempenho. Muitas vezes, os gerentes desconhecem a carga de trabalho e as realizações de seus funcionários.
FIQUE NO RADAR
Se parece inevitável que alguém seja demitido, é importante procurar formas de se manter no radar dos seus superiores, especialmente se você trabalha de casa. Trabalhar remotamente tem seus benefícios, mas também facilita cair no esquecimento.
Outra maneira de aumentar sua visibilidade é ir ao local de trabalho com mais frequência, mesmo que tenha a opção de trabalhar de casa. Quando possível, planeje seus dias no escritório para coincidir com aqueles em que seu chefe ou outras partes interessadas importantes estarão por lá.
No caso de o trabalho ser remoto em tempo integral, aproveite as ferramentas de comunicação digital, como e-mail ou aplicativos de mensagem, para atualizar seu chefe ou o pessoal da equipe sobre seus acertos quando for mais oportuno, entre uma avaliação de desempenho e outra.
Se estiver participando de videoconferências em grupo, ligue a câmera e se envolva ativamente. Resista ao desejo de verificar seu e-mail ou de responder mensagens e foque na conversa, para que você possa falar quando tiver algo significativo para contribuir. É mais difícil criar conexão quando se é só mais uma câmera fechada em uma reunião do Zoom.
TORNE-SE INDISPENSÁVEL
Quanto mais valioso você for para a empresa, mais seguro
Quando decisões sobre empregos estão sendo tomadas, é importante lembrar a chefia da sua contribuição para a empresa.
estará o seu emprego. Seja voluntário para aquelas tarefas que ninguém mais quer fazer. Enquanto outros estiverem reclamando sobre o estado das coisas, mantenha o otimismo e procure soluções criativas.
Seja proativo na busca por maneiras de cortar custos ou de gerar receita em seu departamento. Tomar medidas para economizar o dinheiro da empresa certamente ajudará a salvar seu próprio emprego durante uma redução de pessoal.
TENHA UMA CARREIRA MÚLTIPLA
Uma das melhores maneiras de minimizar o risco durante uma fase de incerteza na economia é diversificar seus fluxos de receita. Em outras palavras: não confie em um só emprego como única fonte de renda.
Pergunte a si mesmo se conseguiria trabalhar com outro empregador em regime de meio período ou por projeto. Desenvolver uma “carreira de portfólio” – uma combinação de trabalho de meio período, temporário e freelancer ou uma atividade paralela – que permita variar seu currículo ou alavancar outras habilidades é uma boa maneira de reduzir riscos e de manter sempre algum nível de renda.
ANTECIPE O QUE PODE ACONTECER
Como diz o ditado, a sorte favorece os precavidos. Você pode estar fazendo todo o possível para manter o emprego, só que nem tudo está sob seu controle. Fique firme, faça o que puder para evitar a demissão, mas esteja preparado para o que pode ser um desfecho previsível.
Não confie em um emprego como única fonte de renda. Procure diversificar seus fluxos de receita.
Isso inclui atualizar seu currículo, acrescentando responsabilidades e realizações mais recentes enquanto ainda tem acesso a esses valiosos dados internos; checar seus perfis nas redes sociais para garantir que suas contas pessoais continuem privadas e que as públicas correspondam ao seu novo currículo; e explorar o LinkedIn e vários sites de empregos para ver o que está disponível e quem está contratando em seu setor ou em áreas afins.
Se você negligenciou sua rede de contatos profissionais, agora é a hora de se reconectar com amigos e ex-colegas que podem estar em posição de auxiliá-lo a identificar oportunidades de trabalho, apresentá-lo a potenciais empregadores e oferecer recursos que podem ajudá-lo em sua pesquisa.
Não é preciso, necessariamente, abandonar o navio. Mas não faz mal explorar opções antes que seu empregador emita qualquer sinal de que seu emprego corre perigo.