Curitiba é eleita a cidade mais sustentável da América Latina
Ranking da canadense Corporate Knights mede a performance da sustentabilidade ambiental de 50 cidades no mundo todo
Curitiba continua a ser reconhecida internacionalmente quando o assunto é sustentabilidade. Depois de ser premiada na categoria Desenvolvimento Urbano Sustentável e Mobilidade do Latam Smart City Awards (com o programa de agricultura urbana), acaba de ser eleita a cidade mais sustentável da América Latina e a 14ª do mundo na lista de Cidades Sustentáveis publicado pela revista canadense Corporate Knights.
O ranking mede a performance da sustentabilidade ambiental de 50 cidades no mundo todo. A entidade é referência internacional em estudos sobre sustentabilidade e responsabilidade social corporativa.
“Nossa cidade une planejamento e ações concretas para ser um exemplo em termos de qualidade ambiental. Da Pirâmide Solar do Caximba à volta da Família Folhas, passando pelos futuros Bairro Novo do Caximba e Novo Inter 2, com seus ônibus elétricos, atuamos para garantir um futuro melhor para o planeta e os curitibanos”, afirma o prefeito Rafael Greca.
Baseado principalmente em dados abertos, o índice apresenta 50 cidades de todo o mundo, classificando-as com base em 12 indicadores de sustentabilidade relacionados à mudança climática, qualidade do ar, uso do solo, transporte, água, resíduos, política e resiliência. Também destaca oportunidades para que os formuladores de políticas, tomadores de decisões e cidadãos possam planejar um futuro mais sustentável.
"O trabalho integrado do vale do Pinhão, nosso ecossistema de inovação, demonstra a importância das ações colaborativas para construir uma cidade preocupada com o crescimento econômico, o desenvolvimento urbano e a sustentabilidade", afirma Alessandra Albuquerque Reis, coordenadora de cidades inteligentes da Agência Curitiba.
A cidade vem investindo em novos projetos para manter as conquistas em sustentabilidade. Recentemente, retomou a campanha Família Folhas, que agora vem com um papel mais abrangente de enfrentamento às mudanças climáticas.
A capital paranaense também está em uma jornada para neutralizar sua pegada de carbono, o que passa pela gestão de resíduos sólidos, com a redução do uso de aterros sanitários e a separação para reciclagem, além do plantio de árvores e do cuidado com rios e áreas verdes.
Confira o ranking completo:
1 . Estocolmo (Suécia)
2 . Oslo (Noruega)
3 . Copenhague (Dinamarca)
4 . Lahti (Finlândia)
5 . Londres (Reino Unido)
6 . Helsinki (Finlândia)
7 . Tóquio (Japão)
8 . Vancouver (Canadá)
9 . Toronto (Canadá)
10 . Berlim (Alemanha)
11 . Ottawa, Canadá
12 . Cidade do Cabo, África do Sul
13 . Madri, Espanha
14 . Curitiba, Brasil
15 . Accra, Gana
16 . São Francisco, Estados Unidos
17 . Paris, França
18 . Halifax, Canadá
19 . Nova York, Estados Unidos
20 . Montreal, Canadá
21 . Edmonton, Canadá
22 . Calgary, Canadá
23 . Rio de Janeiro, Brasil
24 . Washington, Estados Unidos
25 . Seul, Coréia
26 . Sydney, Austrália
27 . Medellín, Colômbia
28 . Moscou, Rússia
29 . Los Angeles, Estados Unidos
30 . Pequim, China
31 . Cidade do México, México
32 . Seattle ,Estados Unidos
33 . Daca, Bangladesh
34 . Shenzhen, China
35 . Buenos Aires, Argentina
36 . Bogotá, Colômbia
37 . Camberra, Austrália
38 . Mineápolis, Estados Unidos
39 . Houston, Estados Unidos
40 . Lagos, Nigéria
41 . Chicago, Estados Unidos
42 . São Paulo, Brasil
43 . Dar es Salaam, Tanzânia
44 . Mumbai, índia
45 . Singapura, Singapura
46 . Istambul, Turquia
47 . Joannesburgo, África do Sul
48 . Guangzhou, China
49 . Xangai, China
50 . Tianjin, China