5 perguntas para Nani Freitas, da Endemol Shine Brasil
A Fast Company Brasil conversou sobre alguns dos temas mais relevantes da atualidade com Adriane "Nani" Freitas, CEO da Endemol Shine Brasil. Nani tem quase 20 anos de experiência na área de produção executiva e produção de branded content, tendo trabalhado no Grupo Bandeirantes, no SporTV e na New Content.
Ela ingressou na Endemol Shine Brasil em 2016, primeiro como gerente dos projetos digitais e de TV, passou pela vice-presidência de produção e operações e foi chief operating officer (COO). Neste bate-papo ela fala sobre impacto positivo, ética, felicidade e compartilha os sábios conselhos que recebeu da mãe.
O que é inovação para você?
É a capacidade de criar, produzir, entregar algo nunca feito antes, ou a capacidade de transmutar algo existente. Pode ser um produto, um formato, um programa, uma ideia. A Endemol Shine Brasil é, na minha opinião, uma produtora que tem a inovação como um de seus principais pilares. Somos incansáveis em produzir e criar de forma inovadora. Estamos sempre pensando no diferencial, acreditando que é papel nosso entregar formatos que revolucionam.
Qual a sua visão sobre ESG (do inglês, ambiental, social e governança)?
ESG é um termo que tem sido muito falado ultimamente e que tem, ainda, um longo caminho pela frente para que as empresas adotem as práticas com as questões ambientais, sociais e de governança de um negócio. Hoje, a empresa que não esteja de acordo, ou pelo menos começando a implementar algumas dessas questões em seu dia a dia, está nadando contra a maré. Na Endemol Shine Brasil, estamos sempre buscando nos aperfeiçoar e recomendar boas práticas ambientais e sociais. Acredito que é dever de todos colocar em prática valores tão importantes.
Qual a habilidade mais importante para exercer a liderança no mundo atual?
Inovação é a capacidade de criar, produzir, entregar algo nunca feito antes, ou de transmutar algo existente – um produto, um formato, um programa, uma ideia.
É ter como objetivo, não só as metas e entregas institucionais, mas também a responsabilidade de transformar o ambiente de trabalho em um espaço saudável, ético, inclusivo, justo, coletivo. Um ambiente que estabeleça confiança, que seja igualitário e também acolhedor e empático.
Tento ser o mais coerente possível com meus valores pessoais no ambiente profissional. Quando digo que é ter como objetivo, quero dizer que são passos que, muitas vezes, um líder não consegue dar de uma vez só, mas ele deve trabalhar incansavelmente para que se torne realidade.
O que é qualidade de vida para você?
Qualidade de vida, para mim, é ser feliz. E ser feliz é fazer o que gosto com amor e paixão. Ser mãe, mulher, trabalhar com o que amo, viajar, estar com meus amigos. Acredito que tudo que é feito com amor e vontade traz felicidade.
Qual o melhor conselho que já recebeu na vida?
Nossa, que difícil! Minha mãe, que tinha uma sabedoria admirável para levar a vida e as pessoas ao redor, possuía ensinamentos que, para mim, podem ser considerados como conselhos e eu os carrego sempre. E é o que eu ensino diariamente para minha filha:
“Resultado vem através de trabalho.”
“Você pode tudo o que quiser.”
“Você veio nesta vida para ser feliz. Nunca deixe alguém te fazer acreditar no contrário.”
“Faça o bem que a vida sempre te trará o melhor.”