Como aprender a delegar, esta habilidade fundamental

Se feito do jeito correto, delegar autoridade pode ser a oportunidade perfeita para mostrar que sua equipe está pronta para novas funções e responsabilidades

Crédito: rawpixel.com/ Dan Cristian Pădureț/ Unsplash

Susan Vroman e Tiffany Danko 5 minutos de leitura

Quando eu era uma jovem gerente, minha vice-presidente sênior foi para a Austrália por duas semanas. Ela disse que eu estava oficialmente “no comando”. Em poucos dias, no entanto, começaram a chegar e-mails, solicitações de relatórios e pedidos de alterações em documentos no drive compartilhado.

Logo, minha sensação de controle deu lugar ao sentimento de estar sendo microgerenciada, mais ainda do que quando ela estava no escritório. A insegurança e falta de autoconfiança me fizeram sentir pior do que se eu tivesse cometido erros graves durante sua ausência.

Recentemente, as conversas deixaram de focar no trabalho remoto e passaram a ser sobre a confiança entre gerentes e funcionários. Este é o momento de preparar sua equipe e se certificar de que todos continuarão realizando um bom trabalho, mesmo quando você estiver ausente e não puder tirar suas dúvidas ou ajudá-los a tomar decisões imediatas.

Este ano, pouco antes de entrar de férias, me assegurei de que minha equipe estava apta a lidar com tudo enquanto eu estivesse fora. Também disse a meus colegas gerentes que não olharia os e-mails do trabalho neste período.

O que ouvi deles variou de “eu nunca conseguiria fazer isso, eles ficariam sem saber o que fazer” a “adoraria fazer o mesmo, para que vissem o quanto precisam de mim”. Ninguém, ao que parecia, estava disposto a deixar suas equipes descobrirem como trabalhar por conta própria.

Gerentes delegam tarefas a serem cumpridas, enquanto líderes concedem autoridade para tomar decisões.

Isso me fez entender dois pontos fundamentais. Primeiro, que o conceito de “precisam de mim” é subjetivo. Segundo, e talvez o mais importante, que trabalhava com gerentes que não sabiam o que é liderança. Nenhum deles estava pronto para delegar totalmente a autoridade; sentiam que precisavam gerenciar todos os aspectos de como o trabalho é feito.

Existem diferenças claras entre gestão e liderança. Gerentes delegam tarefas a serem cumpridas, enquanto líderes concedem autoridade para tomar decisões. Portanto, o que acontece quando está ausente ou ocupado determina se você os treinou para amenizar os riscos ou os liderou para o sucesso.

Sugerimos que, antes de se ausentar, reserve um tempo para avaliar sua própria capacidade de liderar e gerenciar. Para isso, reflita se você se considera pronto para realmente delegar seu trabalho à equipe enquanto estiver fora. Permitir que ela tenha autonomia é um forte indicador de liderança.

LÍDERES EMPODERAM (DE VERDADE) OUTROS PARA LIDERAR

No dia a dia, os gerentes têm a tarefa de guiar e orientar suas equipes. Tratam o trabalho como um processo de capacitação, combinam talentos e ideias e traçam estratégias para atingir seus objetivos. Quando surgem problemas, são os responsáveis por encontrar a melhor solução. Os líderes, por outro lado, não resolvem conflitos; eles facilitam processos.

Para avaliar sua liderança, considere como você lidou com conflitos ou delegou a gestão de problemas no passado. Se os liderou, se sentirá à vontade para confiar a outro membro ou à equipe toda a responsabilidade de não somente executar o trabalho, mas também assumir o controle do processo no seu lugar. Caso os tenha gerenciado, pode se sentir mais avesso ao risco, e precisará oferecer diretrizes e acompanhar o processo de tomada de decisão.

Qualquer que seja o caminho, ou mesmo a combinação de ambos, pode funcionar. O desafio é conhecer a si mesmo antes de viajar para uma conferência ou para uma reunião com um cliente, para que as orientações e expectativas que você definiu estejam alinhadas.

LÍDERES NÃO PRECISAM MONITORAR DEPOIS DE DELEGAR

Quando você está no escritório (físico ou remoto), com que frequência supervisiona o que sua equipe está fazendo? Muito provavelmente, os deixam fazer seu trabalho e aguarda virem até você caso precisem. Qualquer intervenção deve ser para ensiná-los como determinar os próximos passos, não resolver os problemas para eles. Então, quando estiver prestes a viajar a negócios (ou lazer), por que não confiar no que aprenderam?

um período de férias definido é um risco calculado de empoderamento e um excelente exercício para sua própria avaliação de liderança.

Delegar é uma habilidade fundamental para líderes, uma oportunidade de avaliar o que realmente precisa da sua atenção e onde sua equipe pode assumir novas responsabilidades. Que melhor oportunidade para testar isso do que quando estiver ausente?

Seja qual for o motivo de não estar presente, você tem uma data para voltar, então essa janela de liberdade é clara. A menos que seja cometido algum erro sobre o qual você precisa saber, um período de férias definido é um risco calculado de empoderamento e um excelente exercício para sua própria avaliação de liderança.

O OBJETIVO É QUE NÃO SINTAM SUA FALTA

Alguns líderes, quando precisam se ausentar, confessam que estão secretamente querendo que a equipe, seus colegas ou seu chefe cometam erros. Isso não é somente um péssimo indicador de como se relacionam com o trabalho, mas também uma postura de liderança imatura.

Em vez de se preocupar (ou pensar) que o período fora do escritório fará com que tudo dê errado, prepare sua equipe, com antecedência, para trabalhar com autoridade delegada. Fortaleça o talento de todos, permitindo que cada membro cresça em sua função.

Ajude-os a entender como seu trabalho individual se encaixa no quadro geral, treine-os para que possam ir além de suas tarefas atribuídas e se sintam confortáveis em interagir com novas pessoas e aceitar novos desafios.

Se feito do jeito correto, delegar autoridade pode ser a oportunidade perfeita para mostrar que sua equipe está pronta para assumir novas funções e responsabilidades. Além de destacar o papel que você desempenhou no desenvolvimento deles.


SOBRE A AUTORA

Susan Vroman é professora de administração na Bentley University e consultora de eficácia organizacional e de liderança. Tiffany Danko... saiba mais