4 dicas para atrair e reter talentos no novo mundo do trabalho
Afinal, os funcionários hoje têm mais opções do que nunca
Apesar dos ventos contrários na economia, os EUA ainda têm um grande número de vagas de emprego não preenchidas. No final de julho de 2022, o Bureau of Labor Statistics (Secretaria de Estatísticas Trabalhistas) estimou que 5,7 milhões de norte-americanos estão desempregados, enquanto 10,7 milhões de vagas permanecem abertas. São muitas vagas ociosas.
Com a economia em baixa, ainda é difícil prever por quanto tempo veremos este déficit de talentos. Pode ser que essa tendência seja o “novo normal”. Mas, independentemente de quanto dure, o que está claro é que, neste momento, temos um problema de matemática.
Simplesmente não há trabalhadores suficientes para atender clientes, desenvolver aplicativos, fabricar produtos e realizar todas as atividades das quais as empresas precisam. O mercado de talentos está bastante competitivo em todos os níveis. E isso continuará mesmo que as condições mudem.
Encontrar os funcionários certos (e retê-los) será tão importante no futuro quanto é hoje. Afinal, eles são os responsáveis pelo sucesso ou pelo fracasso de uma organização.
Encontrar os funcionários certos (e retê-los) será tão importante no futuro quanto é hoje.
Os novos trabalhadores que entraram no mercado em 2022 e os que retornaram recentemente são uma oportunidade fantástica para agregar talento à sua empresa. Mas, hoje, atrair trabalhadores exige um novo pensamento e ajuste nas práticas. Com a possibilidade em mãos de escolher entre tantas opções e com processos de contratação mais curtos, os candidatos têm mais poder do que nunca.
Embora não existam soluções mágicas para resolver a escassez de talentos, há algumas coisas que se pode fazer para aumentar as chances de atrair os melhores trabalhadores. Aqui vão algumas dicas.
1 . IDENTIFICAR O ALINHAMENTO DE VALORES
Antigas práticas não funcionam mais. O que faz sua organização se destacar? Toda empresa tem valores fundamentais, promove uma determinada cultura e busca contribuir para o crescimento profissional de seus talentos.
Você precisa ser ousado e realista e identificar como seus valores se alinham aos de seus funcionários em potencial. Profissionais talentosos querem trabalhar para empresas que compartilham a mesma missão e valores que eles, e o ônus de mostrar esse alinhamento é do funcionário.
2 . UMA CULTURA DE APOIO
Cultura corporativa é uma questão complicada. Funcionários céticos tendem a enxergar a cultura como um conjunto de normas que descrevem como a empresa deseja que o trabalho seja feito. Mas percebem quando lhes é vendida uma falsa promessa.
Por mais tentador que seja oferecer aos candidatos um salário maior do que recebe um já contratado, resista à ideia.
Para criar uma cultura de apoio atraente, é preciso avaliar como a organização trata os funcionários. Trabalhadores querem ser tratados como adultos em um ambiente onde possam realizar sua função da melhor forma possível. A maneira de oferece-lhes isso, no entanto, varia de empresa para empresa, de indústria para indústria.
Você pode implementar uma semana de trabalho de quatro dias para certas categorias profissionais, ou oferecer uma dispensa remunerada de duas horas, para que possam trabalhar e cuidar de sua vida pessoal.
3 . SALÁRIOS IGUAIS
Sim, salário é importante, tanto para novos funcionários quanto para antigos. Por mais tentador que seja oferecer aos candidatos a uma nova vaga um salário maior do que recebe um já contratado, resista à ideia.
Você estará sabotando sua força de trabalho ao tentar convencer um novo funcionário com mais benefícios. Encontrar talentos requer tempo e recursos. E não pode ser feito às custas dos trabalhadores com mais tempo de casa. Se os novos funcionários virem como os antigos são respeitados e bem tratados, vão querer fazer parte da equipe por muito tempo.
4 . AMBIENTE QUE INCENTIVA A APRENDIZAGEM
Dê a eles atenção frequente. Uma análise recente dos dados de nossos clientes deixou claro que funcionários que recebem atenção semanal de seus gerentes tendem a demonstrar maior engajamento, o que faz com que permaneçam por mais tempo no cargo. Pessoas talentosas querem trabalhar em um ambiente no qual tenham a possibilidade de continuar a aprender e crescer e onde são incentivados para isso
A dinâmica de poder mudou, pelo menos por enquanto. Funcionários e candidatos têm mais opções. Querem e merecem trabalhar e ser remunerados de forma justa, em uma empresa que valoriza suas contribuições individuais, não importa qual seja a função.
Para muitas, isso significa repensar seu modo tradicional de fazer as coisas. Aquelas que não o fizerem ficarão para trás.